Evento discute a reorganização e o fortalecimento das políticas de segurança no estado
O Encontro Regional de Gestores de Segurança Pública reuniu, no último dia 13 de agosto, no Hotel Buscky, em Nova Friburgo, representantes da Secretaria de Estado de Segurança, da Polícia Civil e da Polícia Militar, secretários municipais da área de Segurança Pública e inspetores das guardas municipais.
O encontro foi parte do programa ‘Compromisso pela Segurança’, que visa promover diálogos e definir ações que fortaleçam as políticas de segurança pública no estado do Rio de Janeiro e seus municípios.
De acordo com Martha Rocha, chefe da Polícia Civil, as demandas da sociedade devem ser ouvidas a fim de promover a interação com o sistema operacional. “A filosofia da proximidade conduz à eficiência do trabalho e a incorporação de boas práticas ajuda a direcionar, de forma mais impactante, as nossas ações”, afirmou.
Na ocasião, foram abordadas questões de segurança norteadas por ações preventivas, com incentivo à participação da sociedade e a implantação de uma política moderna, técnica e legal que atue no pleno desempenho das unidades policiais, criando condições para a utilização de instrumentos e mecanismos que reflitam efetivamente na sociedade. A elaboração de um planejamento estratégico baseado em metas e o diálogo de eixos comuns à toda região foram temas prioritários da discussão.
Para a vice-prefeita de Nova Friburgo, Grace Arruda (PMDB), que representava o prefeito Rogério Cabral (PSD) na oportunidade, ouvir as bases é fundamental para consolidar este processo. “Já conseguimos avançar muito. Dentro de pouco tempo, teremos nossa cidade toda monitorada por câmeras de segurança, o que, sem dúvida, proporcionará maior tranquilidade. Não podemos deixar de conhecer as especificidades de cada local. Só assim será possível construir algo melhor”, afirmou a vice-prefeita.
O evento contou, ainda, com a apresentação da Risp (Regiões Integradas de Segurança Pública), que compõe sete municípios da região, através do tenente-coronel Moretzsohn, que sinalizou para uma série de propostas com o objetivo de aprimorar as políticas de segurança a partir de indicadores estratégicos e, segundo esses dados, obter os resultados positivos que a população espera de uma gestão de política pública.
O encontro, em Nova Friburgo, conseguiu alinhar diversos pontos e estabelecer um diálogo evolutivo no que se refere à união dos municípios e no papel de cada um para a valorização dos recursos humanos e o desenvolvimento das questões operacionais e estratégicas.
Segundo José Mariano Beltrame, secretário estadual de Segurança Pública, as pequenas ações condicionam as mudanças. “Nas próximas décadas, a área de segurança pública será prioridade no país, e a atividade policial será reconhecida. Nenhuma economia se desenvolve sem uma política de segurança bem sucedida. Esta é uma luta diária”, declarou Beltrame.
Para finalizar o encontro, foi realizada uma plenária de apresentação dos grupos de trabalho e definida a agenda de prioridades do programa ‘Compromisso pela Segurança’. A próxima reunião ficou marcada para o mês de outubro. O dia e o horário ainda será definido.