Escritor cantagalense participa, novamente, da Semana Euclidiana

O presidente do Grupo Euclidiano de Atividades Culturais de Cantagalo (Geac), Alex Vieitas, esteve, no período de 9 a 15 de agosto, participando da Semana Euclidiana, no município paulista de São José do Rio Pardo. Na cidade, o escritor cantagalense Euclides da Cunha morou por três anos, onde trabalhou como engenheiro na reconstrução de uma ponte metálica. A cidade paulista presta culto a Euclides da Cunha há mais de 100 anos, pois foi lá que ele escreveu ‘Os Sertões’, livro que conta a campanha de Canudos, no sertão baiano.

Alex Vieitas participa da Semana Euclidiana desde 1993, quando participou como estudante do Ciclo de Estudos Euclidianos. Atualmente, é palestrante no evento. Este ano, o tema da sua palestra foi ‘As quatro Canudos’, abordando aspectos da Guerra de Canudos, da formação do arraial, sua destruição e seu ressurgimento. Alex Vieitas esteve em Canudos em abril deste ano, fazendo pesquisas.

Na palestra, Alex Vieitas faz questão de divulgar Cantagalo e o euclidianismo cantagalense, citando euclidianos como a professora e poetisa Amélia Thomaz, que foi a primeira diretora da Casa de Euclides da Cunha, e Edmo Rodrigues Lutterbach, que foi escritor, palestrante e presidente das academias Fluminense e Cantagalense de Letras.

Alex Vieitas aproveitou o evento para divulgar seu livro ‘Tributo a Euclides da Cunha’, lançado em 2012, e que, este ano, ganhou uma segunda edição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email