Alunos da Escola Municipal Cel. Manoel Marcelino de Paula, instalada em São Sebastião do Paraíba, quarto distrito de Cantagalo, foram os grandes protagonistas de uma bela ação realizada na manhã do último dia 7 de agosto: o plantio de 30 mudas de ipê rosa na área do Horto Municipal Vereador José Maria Huguenin, na Chácara da Banheira, bem próximo ao Centro da cidade.
As mudas foram doadas pela Ampla, concessionária de energia elétrica que atende Cantagalo e outros 65 municípios do estado do Rio de Janeiro, que, esta semana, também está realizando o evento ‘Consciência Ampla sobre Rodas’ no Centro da cidade, cujo objetivo é conscientizar os consumidores sobre o uso seguro, responsável e sustentável da energia elétrica.
Contando com participação do prefeito Saulo Gouvea (PT) e do gerente de Clientes Institucionais da Ampla na região, Edson Curty, os estudantes visitaram o horto e foram guiados até o local do plantio, na parte mais alta do horto, implantado numa área de 13 alqueires – cada alqueire tem 27 mil metros quadrados. Também participaram da ação os secretários municipais de Desenvolvimento Agropecuário, Rodrigo Vollú; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Neder Gomes Pinto; e de Educação, Lucinha Farah Noronha.
Responsável pela administração do horto, o secretário municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Rodrigo Vollú, explicou que as novas árvores vão fazer parte do projeto de reflorestamento da área do horto, já iniciado pela Prefeitura, para a formação de um cordão ecológico interligando duas matas, o que vai facilitar o deslocamento dos animais silvestres de uma mata para a outra. Com a doação de mudas pela Ampla, este foi o terceiro plantio efetuado pela Prefeitura no local.
Tanto o prefeito Saulo Gouvea quanto o secretário de Meio Ambiente, Gustavo Neder Gomes Pinto, falaram às crianças antes do início do plantio, quando chamaram a atenção para a importância de preservação das matas, dos animais e, por consequência, da água. Atentas, as crianças, entusiasmadas pelo passeio, e cada uma com uma muda nas mãos, absorviam as explanações e, ao mesmo tempo, faziam perguntas, tiravam dúvidas e colocavam em prática ações de preservação ambiental.
O prefeito também informou que quer desenvolver um projeto de visitas guiadas ao horto, começando pelas escolas municipais, estaduais e particulares. “Vamos buscar uma forma de estruturar o horto, que é um belo espaço verde, numa área extremamente bonita, para que possamos dar início a esse projeto, que também poderá ser estendido à comunidade em geral em breve”, disse.
Atualmente, o Horto Municipal Vereador José Maria Huguenin produz mais de 60 mil mudas, que são distribuídas gratuitamente aos produtores do município. “O objetivo é auxiliar no reflorestamento de áreas degradadas, onde a erosão tem consumido o terreno, assim como aumento e recuperação das APPs (Áreas de Proteção Permanente) e das Reservas Legais (RL), neste caso, utilizando as mudas de essências nativas da Mata Atlântica”, disse o secretário Rodrigo Vollú, que tem se empenhado, também, em ações educativas.