A mudança do instituto, que, atualmente, funciona no segundo piso do Banco do Brasil, na Praça João XXIII, também no Centro da cidade, já está sendo organizada. “Enquanto isso, estamos fazendo uma pequena reforma no novo imóvel para adequá-lo às necessidades do instituto. Assim que esse trabalho for finalizado, realizaremos a mudança”, disse Fatinha, que já marcou para o dia 27 de setembro (sexta-feira), às 9 horas, a inauguração das novas instalações, quando receberá várias autoridades, entre elas o prefeito Saulo Gouvea (PT), além dos aposentados e pensionistas do Ipam, que, atualmente são 484, sendo 351 aposentados e 133 pensionistas.
De acordo com o prefeito Saulo Gouvea, a aquisição do imóvel para a sede própria do Ipam é resultado de um trabalho sério que vem sendo desenvolvido pelo instituto ao longo dos últimos anos. “Esse trabalho, que fizemos questão de apoiar e incentivar ainda mais, rendeu ao Ipam uma regularidade que poucos institutos próprios de previdência têm: o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), que é exigido dos órgãos e entidades das administrações direta e indireta nos casos de celebração de acordos, contratos, convênios e realização de transferências voluntárias de recursos pela União”, destacou.
A diretora-presidente do instituto, uma autarquia da Prefeitura de Cantagalo, completa afirmando que, por conta dessa regularidade, o Ipam vem sendo beneficiado, pela União, com o pagamento dos valores devidos pela compensação previdenciária, conforme a Lei Federal nº 9.796/1999, a título de compensação financeira entre os governos municipal e federal, na hipótese de contagem recíproca de tempos de contribuição.