Empresa completou 60 anos dia 3 de outubro
A Petrobras completou, dia 3 de outubro, 60 anos de história. Em ritmo acelerado, a companhia tem como meta dobrar a atual produção de petróleo até 2020, chegando a 4,2 milhões de barris por dia. Só em 2013, nove plataformas, com capacidade de produção somada de 1 milhão de barris por dia, serão entregues à Petrobras. A empresa tem contratadas 28 sondas de perfuração marítimas para águas ultra profundas. Esses equipamentos estão sendo, pela primeira vez, construídos no Brasil, e começam a ser entregues em 2015. Para transportar o petróleo até a costa, 49 navios de transporte foram encomendados, cinco deles já entregues.
Na área de Refino, a Petrobras planeja um salto. A produção de derivados, entre eles diesel, gasolina e querosene de aviação, subirá dos atuais 2,1 milhões de barris por dia para três milhões em 2020. A Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e o Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) serão os grandes responsáveis. O primeiro trem da Refinaria Abreu e Lima está previsto para entrar em operação em novembro de 2014 e o segundo em maio de 2015. Já o primeiro trem do Comperj começará em agosto de 2016.
No segmento de fertilizantes, a Petrobras vai quase dobrar a atual capacidade de produção de ureia, atingindo 3,5 milhões de toneladas em 2020. Para isso, duas unidades de fertilizantes, uma no Mato Grosso do Sul e outra no Espírito Santo, estão sendo construídas. Em julho deste ano, essa capacidade – que era de 1,1 milhão de tonelada/ano – chegou a 1,8 milhão tonelada/ano com a aquisição da Fábrica de Fertilizantes do Paraná.
Para conseguir dobrar de tamanho, a companhia desenvolve tecnologia de ponta. O Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), além das pesquisas em seus laboratórios, coordena 49 redes temáticas, com 88 universidades, um dos maiores modelos de colaboração entre empresas e academia no Brasil. Os temas de cada rede são relacionados às metas tecnológicas da companhia. Com a descoberta do pré-sal, a escala e a complexidade das demandas da Petrobras têm aumentado, estimulando várias empresas fornecedoras, incluindo multinacionais, a construir centros de pesquisa no Brasil, em locais próximos às instalações da companhia ou de universidades parceiras.
Ao ser criada, em 1953, a Petrobras recebeu o acervo do Conselho Nacional de Petróleo (CNP), então responsável pela condução das atividades do setor: 2,7 mil barris de produção de petróleo por dia em terras da Bahia, 170 milhões de barris de petróleo em reservas, além de uma refinaria operando e outra em construção. Hoje, as reservas provadas da empresa no Brasil são de 15,7 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás natural), além de descobertas que podem dobrar esse volume nos próximos anos. A companhia tem 12 refinarias em operação no Brasil, duas em implantação e duas em fase de projeto.