O Dia Nacional do Idoso foi instituído pela Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006. Essa lei prevê que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso ficam incumbidos de promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa do idoso na sociedade. Para marcar o Dia Nacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, a Secretaria de Assistência Social de Cantagalo, em parceria com a Secretaria de Cultura e apoio das demais secretarias de governo, realizou, sábado passado, 28 de setembro, o 7º Encontro da Terceira Idade. O evento tomou conta de toda a tarde e início da noite na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça da Matriz, no Centro da cidade.
Em Cantagalo, de acordo com a secretária de Assistência Social, Madalena Bard, o encontro é parte do projeto ‘VaIdade’, que, todo último sábado de cada mês, proporciona recreação através de música ao vivo, na praça, para os membros da terceira idade. “E toda a programação tem feito um grande sucesso”, disse, acrescentando que a próxima edição será realizada no dia 26 de outubro.
Falando na abertura do evento, a secretária de Assistência Social, Madalena Bard, disse que a intenção é promover propostas voltadas à coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso no município, um tema ainda novo, mas que necessita de maiores discussões e ações que permitam a participação dos membros da terceira idade.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e interina de Cultura, Ana Paula Giron, parabenizou os membros da terceira idade e disse que a festa é um grande momento de reflexão sobre a necessidade de se pensar um país para idosos.
Como convidada especial, participou, como observadora do desfile, a Garota Cantagalo Bruna Bon, 16 anos, eleita em junho deste ano e que trouxe para Cantagalo os títulos de rainha das exposições agropecuárias de Cordeiro e de Visconde de Imbé (segundo distrito de Trajano de Moraes). Na Expo Macuco, Bruna Bon foi eleita a primeira princesa do evento.