Na primeira delas, capacitação dos profissionais de educação. Em novembro, cidade receberá o Museu Itinerante de Neurociências e o Museu de Ciências Itinerante Inclusivo
Através da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de Cantagalo firmou parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). As duas instituições definiram três ações para Cantagalo ainda este ano. “Para o ano que vem, também teremos muitas novidades, mas essas investidas ainda serão definidas conforme as nossas necessidades e a disponibilidade por parte da universidade”, contou a secretária municipal de Educação, Lucinha Noronha.
A primeira ação da parceria foi realizada no último dia 4 de outubro, quando profissionais da rede municipal de ensino – professores e áreas administrativas – participaram, no auditório da Polo Cederj/UAB (Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Aberta do Brasil), de um curso de capacitação ministrado pela UFF e que abordou dois importantes temas: ‘Aprendizagem e Memória’ e ‘Utilização de Recursos Tecnológicos na Educação’.
A próxima ação está marcada para 21 de novembro, quando Cantagalo vai receber a visita do Museu Itinerante de Neurociências da UFF e do Museu de Ciências Itinerante Inclusivo. “Essa visitas, que são atrações que estarão abertas a toda comunidade, farão parte da Feira Literária, que é organizada por nós, da Prefeitura de Cantagalo. Será um momento muito especial e de aprendizagem”, disse a secretária. “Todas as ações serão ou já foram realizadas pelo Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências da UFF, coordenado pela professora doutora Lucianne Fragel Madeira e pelo professor da rede estadual Gustavo Henrique Varela Alves”, acrescentou a secretária.
Outra ação incorporada à parceria para este ano é estruturação do projeto ‘Inovando em Cantagalo’, que prevê a criação do Laboratório Móvel de Ciências e a estruturação do laboratório de informática da Escola Municipal Dacyr José Ribeiro, no bairro São José, a maior da rede municipal de ensino.
De acordo com a Secretaria de Educação, o projeto já foi elaborado e encaminhado à Faperj (Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) para inclusão no edital nº 34/2013, do Programa de Apoio à Melhoria do Ensino em Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro’. O resultado do pedido será divulgado no próximo dia 17 de outubro.