Cantagalo tem uma das maiores imagens de Aparecida do Brasil

A imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida existente no santuário criado no bairro Planalto, em Cantagalo, com certeza está entre as maiores do país. A afirmação é do comerciante Douglas Bittencourt Corrêa, que, apesar de cantagalense, mora em São Fidélis. No Noroeste do estado. “Nossa imagem mede 3,5 metros de altura e está entre as maiores do país, conforme pesquisa que realizei através da internet”, disse, quando participava, na manhã do último sábado, 12 de outubro, dia dedicado à santa, considerada a padroeira do Brasil pelos católicos, dos trabalhos de preparação do santuário para as tradicionais missa e procissão, realizadas todos os anos e que reúnem centenas de fiéis. Outras duas maiores estão em Itaipulândia (PR), com 26 metros, e em Campos Altos (MG), com 17 metros de altura.

O santuário é cuidado por uma comissão que, há dois anos, decidiu assumir as responsabilidades pela administração do local, que ficava o ano inteiro abandonado. Além de Douglas Bittencourt Corrêa, participam do grupo Denise Machado Bittencourt, Diva Maria de Azevedo Bittencourt e Sandra Nacif. “Chegamos à concussão que o santuário ficava ocioso durante todo o ano e que as atividades só aconteciam em 12 de outubro, dia da santa. Então, decidimos criar, por sugestão de Douglas, um terço, que é realizado todo dia 12 de cada mês, aqui, junto à imagem. Esse trabalho teve início há pouco mais de um ano, começou apenas com a comissão e, agora, já conta com mais de 30 pessoas”, contou Diva Bittencourt.

No último final de semana, o santuário foi todo enfeitado para as comemorações de Nossa Senhora Aparecida. Os integrantes da comissão e outros voluntários passaram a noite inteira – de sexta-feira, dia 11, para sábado, dia 12 – trabalhando na ornamentação do local para a cerimônia religiosa, que também contempla um caso de amor e devoção. A imagem, com o corpo confeccionado em cimento, é obra do cantagalense João Stadlinger, o João Alemão, como era mais conhecido.

Morador do bairro e servidor aposentado do DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro), João Alemão resolveu confeccionar a imagem como forma de homenagem à sua esposa, Eurídes Stadlinger, devota da santa, e como forma de devoção própria também. De acordo com Sandra Nacif e Denise Machado Bittencourt, integrantes da comissão, o terreno foi cedido por Mercedes Ecard, que não passou escritura à igreja, mas que afirma ser a área uma doação a Nossa Senhora Aparecida, que é mantida não pela igreja, mas pela comunidade. 

Os integrantes da comissão não sabem informar quanto tempo exatamente a imagem está no local, mas acreditam passar dos 50 anos. Eles também contam que o corpo da imagem de Nossa Senhora Aparecida foi construído no local, mas a cabeça foi confeccionada por João Alemão nas dependências da 8ª ROC (Residência de Obras e Conservação), unidade do DER-RJ em Cantagalo. A imagem foi construída na diagonal em relação à rua onde está o santuário, de forma que fique de frente para a área da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento. João Alemão, além de servidor do Governo do Estado, também trabalhava com reforma e restauração de esculturas, principalmente religiosas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email