Palestras motivam os jovens a investirem em qualificação profissional
Projeto da Lafarge, controladora da fábrica de cimento Mauá, em parceria com as secretarias de Educação de Cantagalo, Cordeiro e Macuco, o ‘Despertar’, que tem como meta chamar a atenção dos jovens para suas vocações pessoal e profissional, levando em consideração as oportunidades atuais do mercado de trabalho na própria região, realizou mais uma palestra no último dia 22 de outubro, no auditório do Ciep 277 – João Nicoláo Filho (Janjão), em Cantagalo.
Este mês, o tema foi ‘Construção Civil’. O palestrante foi Douglas Souza, gerente de Qualidade da Almek Center, uma das maiores lojas de matérias de construção e decoração e que tem sede em Boa Sorte, quinto distrito de Cantagalo.
Durante o evento, que também contou com participação de Edmilson Guimarães, especialista em Performance da Lafarge, foram destacados os momentos de indecisão, de incertezas e dúvidas na escolha ou busca pela carreira. O que ser quando crescer? Esta a grande incógnita levantada pelo palestrante, que, também, atendendo à proposta do ‘Despertar’, destacou as oportunidades de trabalho que a própria região oferece e que podem, antes de mais nada, ser de grande satisfação pessoal.
O ‘Despertar’ se desenvolve desde o início do ano, tendo como principal alvo os estudantes do ensino fundamental, despertando o interesse justamente nas classes onde se encontram os jovens que precisam começar a pensar no que querem ou pretendem ser futuramente. “São alunos que passarão para o ensino médio e que já vislumbram sonhos profissionais. Talvez, essas palestras, que são motivacionais, possam despertar em alguns o desejo de buscar qualificação em algumas das áreas que possam absorver essa mão de obra, mostrando que, na nossa região, também há boas oportunidades de trabalho, desde que haja trabalhadores qualificados”, explica a professora Luíza Fontão, representante da Secretaria Municipal de Educação de Cantagalo na comissão responsável pelo projeto.
De Cantagalo, participam cerca de 50 estudantes de escolas públicas e particulares. O projeto, que teve início em março, realiza um encontro por mês em cada um dos três municípios envolvidos – Cantagalo, Cordeiro e Macuco.
O ‘Despertar’ foca várias áreas, com um destaque diferente a cada mês, sempre incentivando o estudo e a qualificação, pensando no mercado de trabalho e mostrando que existem muitas oportunidades na própria região, bastando, para aproveitá-las, estar capacitado. A meta é incentivar os jovens a buscar formação em áreas que garantam não só o seu futuro e a empregabilidade, mas o próprio desenvolvimento da região.
De acordo com a professora Luíza Fontão, o último encontro está marcado para o dia 13 de novembro, no mesmo local. A avaliação final dos alunos, o que inclui a apresentação dos trabalhos a respeito do que vivenciaram com o projeto ao longo do ano, deverá ocorrer em 26 de novembro.