Os municípios de Macuco, Cordeiro, Bom Jardim, Santa Maria Madalena, Sumidouro, Cantagalo, São Sebastião do Alto e Duas Barras estiveram presentes e, durante a reunião, discutiram, principalmente, a participação de Nova Friburgo no Consórcio Intermunicipal Serrano de Saúde (CISS), devido à importância do município como polo local. Diferente de Nova Friburgo, os municípios de Petrópolis e Teresópolis não seriam consorciados, atuariam apenas como conveniados junto ao novo consórcio da região, que tem como presidente o prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvea (PT).
O Samu 192 é um serviço oferecido pelo Governo Federal, em parceria com governos estaduais e prefeituras, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar à população em casos de emergência. As ligações são gravadas e atendidas por telefonistas que anotam dados do local da demanda. O caso, então, é passado ao médico, que faz a regulação médica, presta orientações relativas aos primeiros socorros e decide o tipo de ambulância a ser enviada.
Como o paciente é enviado para o hospital mais próximo ao local base em que a ambulância acionada fica, todos os hospitais deverão estar estruturados para atender ao Samu. Sendo assim, outros pontos foram pautados na reunião, tais como a criação de um hospital estadual regional e dotar de infraestrutura e de especialização os hospitais já existentes nas cidades pertencentes ao consórcio.
O prefeito de Nova Friburgo mostrou-se otimista com o tom da reunião e propôs que os secretários de Saúde formatassem um documento único falando das necessidades de cada município. “Com um documento deste em nossas mãos, onde todos os municípios estão falando a mesma língua, podemos chegar e argumentar com o governador sobre as nossas dificuldades. Com os municípios da nossa região unidos, poderemos obter mais resultados, principalmente na saúde, um setor que sempre demanda muita atenção de todos os prefeitos”, destacou Rogério Cabral, que espera agendar a reunião entre o consórcio e o Governo do Estado para o próximo mês.