A Prefeitura de Cantagalo inaugurou, oficialmente, no último dia 7 de novembro, a nova sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, que, agora, funciona na galeria do prédio da Rua Getúlio Vargas, 137, no Centro da cidade (em frente ao banco Itaú).
Para o prefeito Saulo Gouvea (PT), era necessária a mudança da secretaria, que vinha funcionando há vários anos na Rua Nicolau Guzzo. “Estas novas instalações vão dar mais conforto aos nossos servidores, mas, principalmente, aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, ao povo de Cantagalo, com destaque para os que mais precisam do poder público”, disse o prefeito durante discurso.
Aproveitando a oportunidade, Saulo Gouvea, ao lado do vice-prefeito Edivaldo Oliveira (PMDB), também lembrou a época em que foi secretário municipal de Saúde (1997/2000), na gestão do então prefeito Wilder de Paula, a quem elogiou como exemplo de político a ser seguido. “Naquela época, a Secretaria de Saúde funcionava em duas salas pequenas, no próprio prédio da Prefeitura. Logo depois, mudamos a parte administrativa para o prédio da rodoviária municipal, sempre procurando melhores condições de trabalho para os funcionários e de conforto para o usuário. E foi assim que conseguimos implantar o programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), que levou Cantagalo a ser modelo de implantação e gestão na ocasião, recomendado pelo Ministério da Saúde. Agora, como prefeito, e junto à minha equipe, estamos trabalhando para fazer do município um modelo de gestão de saúde pública. Com apoio da população e a disposição que temos para o trabalho, vamos conseguir, será apenas uma questão de tempo”, anunciou o prefeito.
Já o secretário municipal de Saúde, Alan Barros, não apenas agradeceu, mas falou dos desafios enfrentados e do novo modelo de gestão que vem sendo implantado. “As instalações físicas são muito boas e nos deram excelentes condições, mas temos que comemorar, ainda mais, outra obra: a mudança do sistema de gestão, que está saindo da forma básica para a plena, ou seja, os repasses de recursos não terão mais o Governo do Estado como intermediário, serão realizados fundo a fundo, da União para o município”, anunciou, acrescentando que o sistema entrou em vigor a partir de outubro, deixando o Estado apenas como fiscalizador. “Isto também implica em um maior investimento em recursos humanos, pois estamos capacitando os nossos servidores para que possam oferecer ainda melhores serviços à população do município”, completou.
Com compromisso de investir 15% do orçamento em saúde, a Prefeitura de Cantagalo já aplicou, somente este ano, quase o dobro: 27,4%, considerados dados divulgados até o segundo quadrimestre deste ano – janeiro a agosto. Para se ter uma ideia, até novembro, a Secretaria de Saúde já investiu R$ 1.235.340,00 em medicamentos. Cirurgias e exames de alto custo somaram R$ 965,422 mil.