Começa nesta quarta-feira, dia 20, e se estende até sábado, dia 23, a VII Feira Literária de Cantagalo (Flican), evento promovido através de parceria entre as secretarias municipais de Educação, de Cultura e de Turismo. Esta sétima edição conta com um novo formato, englobando, também, as redes estaduais e particulares de ensino, além da municipal, e estendo a programação ao comércio.
Na abertura, nesta quarta-feira, dia 20, a partir das 20 horas, na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça da Matriz, no Centro da cidade, haverá o lançamento oficial da logomarca do bicentenário de Cantagalo, que será comemorado em março de 2014. Completando a programação de abertura, apresentação da Banda de Tambores e show de Carla Soul, no Barril, empresa parceira do evento.
A programação (confira abaixo), bastante extensa e com muitas e variadas atrações, se estende pelos outros três dias de evento, ocupando as praças Cônego Crescêncio Lanciotti e João XXIII, além da Rua Maestro Joaquim Antônio Naegele. As palestras serão realizadas no auditório do Polo Cantagalo do Cederj/UAB (Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Aberta do Brasil).
Outro destaque desta edição será a participação do projeto ‘Ciência sob Tenda’, um museu itinerante da Universidade Federal Fluminense (UFF), que será montado na Praça da Matriz. Esse museu levará aos alunos atividades como laboratório de práticas, exposição de peças anatômicas e palestras focadas na alfabetização científica. A Editora Nitpress, de Niterói, também lançará dois livros.
Um dos objetivos da feira é mobilizar toda a comunidade cantagalense, levando atrações para todo o Centro da cidade e, a cada ano, ampliar o formato da Flican, tornando-a uma grande atração regional.
Outro diferencial será a participação do comércio com o ‘Eu Apoio a Flican’. Durante os dias da feira, as lojas credenciadas oferecerão descontos aos participantes, além de pratos temáticos e atividades como música e chás literários. A Flican tem como patrona a professora Maria de Lourdes Dietrich Gonçalves, a Dona Lourdes, uma cantagalense que dedicou parte da vida à educação do município, à música (era pianista) e às artes. O evento também fará homenagens a autores de Cantagalo.