Objetivo é utilizar a experiência japonesa na prevenção de desastres naturais
Representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e geólogos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) – Serviço Geológico do Brasil – estiveram no município de Nova Friburgo no último dia 14 de novembro, para darem início às atividades do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Desastres Naturais no município.
Logo pela manhã, uma reunião dos secretários municipais de Defesa Civil, João Paulo Mori; de Obras, José Augusto Spinelli; e de Meio Ambiente, Ivison Macedo, com representantes da Jica e da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, pôs em debate o tema ‘Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos e Resposta a Desastres Naturais’.
Na sequência, a delegação visitou pontos de Nova Friburgo atingidos pela tragédia climática de janeiro de 2011 e obras de recuperação. O primeiro bairro a ser visitado foi o Village, onde o grupo pode conhecer o sistema de alerta e alarme feito por sirenes e também a Unidade de Proteção Comunitária (UPC).
Em Córrego Dantas, o secretário João Paulo Mori chamou a atenção do grupo ao dizer que a localidade sofreu com inundações e escorregamentos de terra de forma simultânea. Em Duas Pedras e na Granja Spinelli, a comitiva pode observar matacões e locais onde ocorreram deslocamentos de rochas.
Para Mori, que é tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, essa parceria tende a fortalecer ainda mais o trabalho de prevenção e o estudo que já vem sendo feito em Nova Friburgo desde 2011.
– Explicamos quais são as nossas vulnerabilidades e, diante da experiência que os japoneses têm de superar tragédias, acreditamos que essa parceria irá ajudar muito o município. Esperamos conseguir fazer um estudo capaz de correlacionar o índice de chuvas com os escorregamentos, avaliando, inclusive, as características e particularidades do solo do município – destacou o secretário de Defesa Civil.
O trabalho de cooperação será desenvolvido no município nos próximos quatro anos com transferência de tecnologia e conhecimento, com o objetivo principal de auxiliar a Defesa Civil na elaboração de um plano de reação e evacuação seguro.
Além de Nova Friburgo, as cidades de Petrópolis, também no estado do Rio de Janeiro, e Blumenau (SC), foram escolhidas para participar do projeto de cooperação técnica entre os governos do Japão e do Brasil.