Banda de Cantagalo faz 99 anos com apresentação

Com repertório variado, retreta contou com 20 canções especiais

A Sociedade Musical 15 de Novembro, de Cantagalo, realizou uma apresentação de gala na noite de sexta-feira passada, 15 de novembro, para marcar a comemoração dos seus 99 anos de fundação. A apresentação especial, que aconteceu na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça da Matriz, reuniu um bom público, que, por várias vezes, aplaudiu, de pé, a atuação da aniversariante, que, quase centenária, anuncia uma grande festa cultural para 2014 e a inauguração de um museu contando a sua trajetória ao longo do século, conforme informou o presidente da entidade, Sérgio Campanate, também um dos músicos componentes da banda.

A retreta de gala, com regência do maestro e arranjador Celso Guimarães, brindou o público presente com um repertório bem selecionado, composto por 20 canções, entre valsas, dobrados, marchinhas, sambas, Música Popular Brasileira (MPB), entre outros ritmos. Algumas apresentações contaram com participação especial do cantor Binha Brasil, além de jovens músicos da escola de música da Sociedade Musical 15 de Novembro.

A apresentação contou com suporte dado pela Prefeitura de Cantagalo, como palco especial e som, numa parceria entre as secretarias municipais de Cultura, de Educação e de Turismo e Esportes. Os respectivos secretários Ana Paula Giron, Lucinha Farah Noronha e Raphael Jevaux estiveram presentes e representaram o prefeito Saulo Gouvea (PT), que teve compromisso fora da cidade. Mas, pela manhã, o prefeito participou da alvorada realizada pela banda e tomou café da manhã com os músicos, maestro e a diretoria da entidade musical.

De acordo com o maestro Celso Guimarães, a banda sempre procurou manter viva a arte da música, o que faz a diferença nesses 99 anos de história. “Não devemos, de forma alguma, deixar a cultura musical esvaziar-se. Felizes são as cidades que mantêm viva a história das suas bandas de música. E Cantagalo é um exemplo, pois, graças aos esforços dos músicos e maestros que passaram e que estão na banda, a Sociedade Musical 15 de Novembro mantém-se de pé, viva e pronta para o seu centenário”, destacou o maestro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email