Valorizar e defender as fazendas históricas. Na proposta, a cultura e a história da região
Cantagalo, às portas de completar 200 anos de existência, recebe a notícia de que foi fundada e constituída, sem fins lucrativos, uma associação de amigos e proprietários das fazendas históricas de Cantagalo, com a denominação de Associação Terra Cantagalo. Tal fato ocorreu no dia 12 de outubro último, por iniciativa dos coordenadores do Projeto Fazenda São Clemente e do empresário Mezak Gualberto do Couto. A Associação Terra Cantagalo contou com a participação de Gilbert Faria, o Binha, para executar os necessários registros em cartório e a obtenção do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).
A Associação Terra Cantagalo tem por finalidade o apoio, a promoção, a execução, direta e indireta, de planos, programas, projetos e atividades relacionados com a preservação, a pesquisa, a documentação e a valorização dos patrimônios histórico-cultural e ambiental, bem como de iniciativas voltadas para o desenvolvimento do turismo histórico-cultural e ecológico e o desenvolvimento de atividades culturais e esportivas no município de Cantagalo, em âmbito nacional e internacional.
Marcello Cardoso Monnerat esclarece que as ações da Associação Terra Cantagalo serão desenvolvidas através de quatro núcleos: Cultura e Patrimônio Histórico; Conservação Ambiental; Turismo; e Esportes.
Foi eleito para presidente da Associação Terra Cantagalo Marcello Cardoso Monnerat, atual proprietário da Fazenda São Clemente. Para a vice-presidência, o empresário Mezak Gualberto do Couto, sócio-proprietário da Almek Center.
– É com grande alegria que contemplo a certidão de nascimento da Associação Terra Cantagalo. Que ela venha à existência combativa, inventiva e realizadora e que possa conscientizar, agregar e articular esforços em prol da cultura e do patrimônio histórico do município e da região – destacou João Bôsco de Paula Bon Cardoso, coordenador de Patrimônio Cultural do Projeto Fazenda São Clemente. Ele descreve o feito de criação da associação ao contemplar o cartão do CNPJ da Associação Terra Cantagalo.
Segundo Álvaro Sagulo, coordenador executivo do Projeto Fazenda São Clemente, “projetos e parcerias serão bem-vindos: virtudes e serviços para fortalecer a identidade cultural, gerar renda, tecendo vida e preservando nossa memória.”
A entidade está aberta a novas adesões, com objetivo de fortalecer a proposta de trabalho.