Secretaria de Saúde está monitorando a região para evitar maiores problemas
A Secretaria de Saúde de Cantagalo alerta a população para os cuidados que devem ser tomados para evitar a dengue. Com o início da temporada das chuvas, é preciso ficar atento para evitar o acúmulo de água parada, onde o mosquito se reproduz.
De acordo com o secretário de Saúde, Alan Barros, na segunda, 18/11, a equipe da secretaria constatou o primeiro caso de dengue neste segundo semestre, no bairro São José. Na casa do próprio morador com dengue, foram encontradas larvas do mosquito aedes aegypti, principal vetor da doença.
O secretário alerta para os cuidados simples, mas fundamentais para se combater a dengue. “O combate depende, principalmente, da conscientização da população”, ressalta.
Nova Friburgo terá que aumentar combate à dengue
O município de Nova Friburgo terá que aumentar o número de agentes que atuam no combate à dengue. Uma liminar concedida pela 2ª Vara Cível de Nova Friburgo, baseada em uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, dá um prazo de 60 dias para que a Prefeitura realize processo seletivo público para contratar agentes de combate às endemias. De acordo com o texto da decisão, os casos notificados de dengue este ano somaram 1.404 até agosto.
Segundo a liminar, o município de Nova Friburgo, que tem cerca de 200 mil habitantes, deverá ter um quadro de, pelo menos, 99 agentes e dez supervisores. Nos quadros da Prefeitura há apenas um servidor responsável pela ‘Educação e Mobilização’, quando o mínimo seria três, conforme padrão indicado no Plano Nacional de Combate à Dengue.
A decisão também obriga à aquisição de insumos, materiais e equipamentos de proteção individual, além de ações de educação e comunicação para prevenção e controle da dengue.