Executivos da multinacional francesa Lafarge apresentaram plano de investimentos da empresa no estado do Rio de Janeiro. Entre os principais projetos da líder mundial em materiais de construção está a instalação de um laboratório de pesquisa no bairro do Rio Comprido, Zona Norte da cidade, previsto para ser inaugurado no primeiro trimestre de 2014.
Fruto de um investimento de R$ 4 milhões, o Laboratório de Desenvolvimento de Materiais de Construção da Lafarge será o primeiro nas Américas e o quinto no mundo. A unidade ocupará um terreno de 1,2 mil metros quadrados e contará com cerca de 20 profissionais. O laboratório desenvolverá produtos e soluções para o setor de construção civil e foi desenhado para se tornar referência para os meios acadêmico e científico. “É um investimento de know-how e de conhecimento, para apoiar a inovação em construção e que vai realmente ajudar o grupo Lafarge a realizar a nossa visão, que é a de construir cidades melhores”, disse o presidente da Lafarge Brasil, Alexis Langlois.
A instalação do laboratório no Rio Comprido é mais uma importante conquista para o estado, que, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, recebeu 15 dos 19 centros de pesquisa que vieram para o Brasil recentemente.
A empresa também apresentou seu plano de inaugurar uma nova fábrica de cimento em Santa Cruz, na Zona Oeste, e de aumentar em 10% a produção da unidade de Cantagalo, na Região Serrana do Rio.
A fábrica instalada em Santa Cruz receberá recursos de R$ 70 milhões. A previsão é de que entre em funcionamento em janeiro de 2014 e de que vá gerar em torno de 150 empregos diretos e indiretos.