A Secretaria de Cultura de Cantagalo o tradicional Festival de Poesia Falada, na sede social do Cantagalo Esporte Clube. As apresentações foram divididas em tema ‘Livre’ e em ‘Cantagalo’, em homenagem aos 200 anos que o município completa em 9 de março de 2014.
No tema ‘Livre’, foram apresentadas nove poesias, que falaram sobre vivências pessoais, sobre o amor, a vida, a mulher e emocionaram os poetas, que, em algumas situações, tiveram dificuldades de declamar, devido à emoção. O tema ‘Cantagalo’ foi abordado por cinco poetas, que falaram sobre a história do município, a tradicional praça, personagens marcantes e histórias pessoais cheias de emoção.
As premiações começaram pelo tema ‘Livre’, tendo como primeiro colocado Matheus Lucas de Arruda Câmara, com a poesia ‘Essa doce lembrança’. Em segundo lugar ficou Aloysio Alonso Teixeira, com ‘Parafraseando e compondo’. Gabriela Ramos Reis, vencedora do prêmio de melhor intérprete de 2012, ficou com a terceira colocação com ‘Retalhos’. O quarto lugar foi de ‘Abençoada visão’, da poetisa Ruth Farah Nacif Luterbach. Na quinta colocação ficou ‘O sol há de brilhar’, de Matheus Muniz Guzzo. Rita Márcia Jardim Daflon Gama ficou em sexto lugar, com ‘Mulher borboleta’. Evanir Pinto ficou em sétimo, com ‘O infarto da porca’. O oitavo lugar ficou para a poesia ‘Amar o amor’, de Maria Lila Guimarães Peçanha, e o nono foi para ‘O casebre e o palacete’, de Sílvio Rodrigues.
Na categoria ‘Cantagalo’, Rita Márcia Gama ficou em primeiro lugar com a poesia ‘Cantagalo, história e nostalgia’. Em segundo lugar ficou Ruth Farah, com ‘Cantagalo gloriosa’. ‘Vilarejo histórico’, de Matheus Lucas Câmara, ficou em terceiro. Na quarta colocação, ficou Gabriela Ramos Reis, com ‘Gente da minha terra’. O quinto lugar ficou para Henny Kropff, com a poesia ‘Praça de minha terra’. De todas as apresentações, o melhor intérprete foi Matheus Lucas de Arruda Câmara, que recebeu a premiação das mãos da secretária Ana Paula Giron e da primeira-dama Lenora Bittencourt Papelbaum.