O prefeito Félix Lengruber (PMDB) e o vice-prefeito Marcelo Mansur (PSB) inauguraram, em 27 de dezembro, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps I) e o Estádio de Futebol Society Donald Vogas, em Macuco.
O Caps é o primeiro da cidade e tem capacidade para atender de 35 a 40 pessoas com frequência diária e conta com sala de atendimento em grupo, dois consultórios, sala de administração, de enfermagem, área de lazer para desenvolvimento de oficinas e terapias e cozinha para as refeições fornecidas durante o dia. Já o estádio, chamado pela população de Maracanãzinho, tem capacidade para cerca de 250 torcedores, conta com campo de grama sintética e vai abrigar um núcleo do projeto da escolinha de futebol Macuco Bom de Bola.
Segundo o secretário de Saúde, Rodrigo Romito, a equipe do Caps é formada por psicólogos, psiquiatra, fisioterapeuta, assistente social, farmacêutico, enfermeiros e neurologista. Já a obra do estádio foi iniciada no governo passado e recebeu algumas cadeiras que pertenciam ao antigo Maracanã. De acordo com o secretário de Esporte, Diogo Latini, ele será importante para a ampliação de projetos da secretaria.
Para Marcelo Mansur, o Caps é uma grande ferramenta para cuidar da saúde mental dos pacientes que necessitam de apoio. “Temos uma área de lazer muito boa, no Centro, para desenvolver atividades e bem atender os pacientes que precisam de ajuda. Quero agradecer à equipe da Saúde, a da Secretaria de Obras e à equipe administrativa, que foi incansável na liberação e finalização da obra do estádio”, disse.
O prefeito Félix Lengruber disse estar orgulhoso por começar inaugurações na cidade com um centro na área da saúde. Ele informou que o Caps será mantido com verba federal. “Foi uma luta para conseguirmos trazer o Caps para Macuco, mas estou muito feliz por termos conseguido. Problemas psicossociais, com álcool e drogas, afligem não só os que têm problema, mas toda a família. É preciso tratamento, não podemos discriminar essas pessoas. Essa casa traz acolhimento para quem precisa superar essas doenças”, destacou.
O prefeito também acrescentou que dar o nome ao estádio de Donald Vogas é uma justa homenagem ao saudoso e grande entusiasta do esporte em Macuco. “A participação do ex-prefeito Rogério Bianchini, que iniciou a obra, foi fundamental e, hoje, entregamos mais um local para o desenvolvimento do esporte em nossa cidade, que só este ano atendeu quase cinco mil pessoas em mais de 15 modalidades esportivas em todas as faixas etárias”, disse.
Estiveram presentes às inaugurações secretários, vereadores, o deputado federal Áureo Ribeiro (SDD-RJ) e o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto.