Fórum de gestores públicos de Cultura da Região tem encontro com ministra

Na sede da Representação Regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e Espírito Santo, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, recebeu representantes do Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura do Rio de Janeiro, organização que reúne administradores dos 15 municípios da Região Serrana do estado. A pauta da reunião foi o Projeto Circulares, um circuito de integração cultural e artística das cidades da região, que prevê investimentos financeiros para movimentar as ações culturais da região.

O fórum inclui as cidades de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes, que foram representados por vários delegados, coordenados pela presidente da organização, Nara Zeitune, chefe do Serviço de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Cultura de Teresópolis. Estiveram presentes, ainda, o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Ângelo Oswaldo; o chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e Espírito Santo, Marcelo Velloso; a coordenadora de Comunicação do Ministério da Cultura, Muriel Rohde; a coordenadora de Comunicação da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Camilla Pereira, entre outros.

O Projeto Circulares possibilitará captação de patrocínio privado (via Lei Rouanet), para movimentar as ações culturais de diversas linguagens, na Região Serrana. As agendas municipais funcionariam num sistema de integração e intercâmbio. O programa prevê, também, estruturar as cidades com espaços móveis, com palcos e equipamentos de som, luz e plateia, para as mais diversas atividades, além de possibilitar a circulação das ações e de oficinas. Estão incluídas caravanas em cada cidade, contratação de mão de obra local e pagamento aos artistas.

A ministra Marta Suplicy ouviu as sugestões do fórum sobre a implementação do projeto e novos programas. Marta Suplicy apoiou a ideia, instruindo a verificação do processo correspondente. “É importante dar mais alento e reforçar a autoestima da população dessa região, tão castigada pelas chuvas”, disse a ministra, reafirmando o diálogo com a organização e com a sociedade, em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email