O pequeno povoado de São Francisco de Paula, em Visconde de Imbé, segundo distrito de Trajano de Moraes, outrora sede do município, não lembra em nada os tempos passados, onde o comércio, transporte e casas movimentavam as pessoas que moravam na comunidade, que deu origem ao município de Trajano de Moraes.
A Igreja de São Francisco de Paula, que foi construída por volta de 1835, foi saqueada por diversas vezes e está com a sua estrutura comprometida. No ultimo mês, uma boa parte de sua estrutura desabou.
As rachaduras estão por todo lado e a madeira que dá sustentação às estruturas estão podres. Em carta divulgada no site da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, o pároco, padre Romevaldo José Reis de Azevedo, comenta sobre o desabamento: “a situação é bem clara atualmente. As mangueiras e árvores plantadas ao redor, com suas raízes, afofaram o terreno, causando muita umidade (…). As raízes próximas à base de pedra fizeram com que cedesse o alicerce, o piso e a parede do lado esquerdo da igreja. O balanço dos ventos provocou, assim, a inclinação da parede, deslocando as duas peças centrais que firmavam o telhado do lado esquerdo. Como o telhado foi construído em três etapas, a central cedeu provocando o desabamento”.
Algumas fotos antigas mostram a época em que a igreja mantinha sua imponência e estava sempre cheia. Segundo o padre, serão iniciadas obras de restauração do local. “Em março deste ano, iniciaremos as obras de levantamento das paredes e colocação do telhado. Depois, o emborço e colocação das portas que estão intactas. A seguir, pouco a pouco, faremos o restante”, disse.