A Escola

Que a escola é um espaço para aprender, não há dúvidas. Mas, que tipo de aprendizado adquirimos durante os anos de nossas vidas que frequentamos a escola? Somente os conhecimentos científicos não são suficientes para a formação e desenvolvimento de uma sociedade.

A escola, muito mais que um ambiente de pesquisa, onde se encontram e trabalham conhecimentos diversos, é o espaço onde o indivíduo terá, pela primeira vez, a chance de compartilhar um pouco da vida com outras pessoas que não fazem parte da sua família. Os desafios serão muitos: compartilhar o lanche, os materiais escolares, disputar campeonatos de futebol, entre outros.

Mais lições que aprendemos na escola e que fazem parte da nossa vida são organização de tarefas, de horários, cumprimento de compromissos e apresentação de resultados. Quem nunca reclamou de ter tanta lição de casa? E ainda as provas? E as reprovações? Isso tudo nos faz refletir sobre quem somos, onde estamos e para onde queremos ir. A autoavaliação também é desenvolvida durante nossa infância, quando nos deparamos com nossos erros.

A escola é, também, profissionalizante, e nos torna mais preparados para o atual mercado de trabalho, onde os mais diversos conhecimentos adquiridos na escola serão diferenciais para a nossa carreira. E ainda desenvolvemos habilidades de leitura e interpretação que nos ajudam a conhecer e a discutir sobre nossa própria história e a de nossa sociedade. Costumes, cidadania, cultura, tantos conhecimentos além do científico.

De fato, não podemos pensar somente no aprendizado das disciplinas básicas quando pensamos na escola, mas, também, em todas as outras lições aprendidas e que são capazes de formar muito mais que pessoas estudadas, mas cidadãos críticos que buscam melhorar as condições de vida da sociedade em que estão inseridos.

Mas alguma coisa está faltando em todo este contexto: a educação familiar. Esta é, sem sombra de dúvida, a primeira escola de todos nós, onde o pai e a mãe são os professores, e que dão o suporte para as demais instituições de ensino. Sem esta, a escola fica fragmentada. Mas na integração dessas duas escolas é que está receita de sucesso na formação do ser humano capaz.

*Plínio Teixeira de Araújo é servidor da Prefeitura de Cordeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email