O polo Cantagalo do Cederj/UAB (Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Aberta do Brasil) realizou, sábado, 25, no auditório do Ciep 277 – João Nicoláo Filho, a aula inaugural que abriu o primeiro período de 2014 para os cinco cursos de graduação: matemática e tecnologia em sistemas de computação (UFF – Universidade Federal Fluminense); administração (UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro); pedagogia e história (UniRio – Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Com a aula inaugural deste semestre, o polo passou a contar com 170 novos matriculados – 20 em matemática, 28 em tecnologia em sistemas de computação, 52 em administração, 20 em pedagogia e 50 em história. Embora os cursos sejam ministrados pelo sistema semipresencial, também possuem tutoria presencial no polo.
A cerimônia de abertura teve início com um vídeo de boas-vindas do secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca. Em seguida, falaram a diretora do polo na cidade, Leila Leite; os veteranos Júlio Santos (história) e Daiana Junger (matemática), que destacaram suas experiências com os cursos.
Por último, falou, representando o Consórcio Cederj, o professor Vanderlei Vazalesk, do curso de história, da UniRio. A palestra de abertura, dando uma geral sobre o funcionamento do sistema, coube ao professor Cláudio Santos Souza, do curso de matemática, da UFF.
Participaram da composição da mesa os professores Leandro Soares, do curso de tecnologia em sistemas de computação (UFF) e Francisco Ramos, do curso de pedagogia (UniRio). O assessor administrativo da Secretaria de Educação, Carlos Alexandre Marques, representou a secretária de Educação, Lucinha Noronha, que não pode participar. O mesmo aconteceu com o prefeito Saulo Gouvea (PT), que estava participando de outro evento da Prefeitura.