Obra vai remodelar a Praça da Matriz, em Cantagalo

Com investimento de menos de R$ 20 mil em recursos próprios e utilização de mão de obra também própria, sem necessidade de licitação pública, a Prefeitura de Cantagalo, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, deu início,  às obras de remodelação da Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, a popular Praça da Matriz, por usar a igreja como ponto de referência.

A obra começou com a retirada dos canteiros fixos implantados no início da década de 1990. A ideia da Prefeitura é modernizar a praça e, ainda, ganhar espaço, já que, conforme o novo projeto, serão implantados vasões de plantas móveis em lugar dos canteiros. Os bancos também serão removíveis e poderão ceder espaço para a realização de eventos.

Falando sobre o projeto, o prefeito Saulo Gouvea (PT) disse que os postes sairão da praça, que ganhará refletores, posicionados no canteiro lateral da Praça João XXIII, que fica ao lado. “O muro existente ao lado, na Rua Dr. Júlio Santos, será recuado e nós ganharemos o espaço necessário para, por exemplo, montarmos o palanque por ocasião da realização de eventos, sem que seja necessário dividir o espaço, atrapalhando o público. A lateral, que liga a praça à Rua César Freijanes, onde é a entrada do Fórum, também acompanhará o projeto e será remodelada”, explicou o prefeito, que esteve visitando as obras na manhã de quarta-feira da semana passada, 22 de janeiro.

A herma (busto em que as costas, o peito e os ombros são cortados por planos verticais) do padre Crescêncio Lanciotti, existente no meio da praça, foi retirada e será colocada no canteiro lateral da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, com vista da Avenida Barão de Cantagalo, que passa ao lado da matriz.

Para compor a nova paisagem da praça, o prefeito Saulo Gouvea conseguiu autorização do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), através de consulta feita à presidente do tribunal, desembargadora Leila Mariano, para reconstruir a fachada do antigo casarão adquirido pelo TJ-RJ para ampliação do Fórum e que foi demolido. “A falta da fachada está afetando a paisagem da praça. Já vamos licitar esse trabalho para que seja executado o mais breve possível”, declarou o prefeito, acrescentando que a estimativa inicial de custo é de cerca de R$ 49 mil.

A Prefeitura estima que a praça esteja remodelada e pronta para a reinauguração antes do Carnaval, até porque o objetivo é utilizar a nova praça já nas comemorações dos 200 anos de emancipação de Cantagalo, que vai receber, no local, na noite do dia 9 de março, aniversário da cidade, a Orquestra Sinfônica da Petrobras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email