Localizado na fazenda onde o cantor e compositor nasceu, na cidade de Duas Barras, o Instituto Cultural Martinho da Vila (ICMV), após 11 anos de existência, está passando por uma reforma e ampliação de suas instalações.
O local é referência cultural e turística na região e oferece, para crianças, adolescentes e pessoas da terceira idade da região, cursos e oficinas.
De acordo com Martinho da Vila, a restauração da sede, onde ele residiu com sua família na infância, além da construção de novos espaços, irão propiciar a ampliação das atividades e a maior oferta de cursos voltados para a inclusão social.
– Já “tá” quase no final a reforma. A casa, acho que é centenária. A minha mãe disse que a última reforma que os antigos proprietários fizeram foi em 1933. Ou seja: ela já era antiga e já estava quase caindo, tanto é que a Cléo (esposa), que é presidente do instituto, conseguiu um patrocínio e “tá” tocando isso já tem um tempo, não só para reformar a casa do jeito que ela era interiormente, do mesmo jeito, mas como realizar uma adequação maior. A sede, em si, não, mas, em outros espaços. Está previsto até um miniteatro e umas outras coisas bem legais – afirmou o cantor.
A presidente do instituto é Cléo Ferreira, esposa de Martinho da Vila. “Como a casa é centenária, nós paramos para fazer uma grande reforma. Conseguimos patrocínio, fizemos contrato, tudo adequado para dar continuidade a este projeto. Já temos um maestro formado, que, com sua banda, toca em shows, em São Paulo, e muitos outros lugares. É algo maravilhoso, que nos torna cada dia mais felizes”, concluiu.
O ICMV é uma entidade sem fins lucrativos. O instituto foi fundado em 20 de novembro de 2003, estruturado mediante associação de pessoas e instituições, tendo como patrono o cantor, compositor e escritor Martinho da Vila. A entidade tem como objetivo a implementação de ações sociais e culturais na Região Serrana fluminense, a partir de Duas Barras, cidade natal de Martinho da Vila, destinadas principalmente à inclusão social e consciência de cidadania da população carente, com foco em crianças, adolescentes e terceira idade.