Em Cordeiro, Governo Federal distribui caminhões para municípios

Os equipamentos serão empregados na conservação de estradas vicinais

O município de Cordeiro foi escolhido pelo Governo Federal para sediar a entrega de caminhões caçamba a 20 municípios do estado do Rio de Janeiro com até 50 mil habitantes, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Os equipamentos serão empregados na conservação e abertura de estradas vicinais que ligam as comunidades rurais aos mercados consumidores da produção agrícola familiar e foram adquiridos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC2).

A cerimônia de doação aconteceu no Parque de Exposições Raul Veiga, na sexta, 31 de janeiro, e contou com a presença de prefeitos, vereadores e secretários municipais das cidades contempladas, além de representantes dos governos federal e estadual. O prefeito de Cordeiro, Salomão Lemos (PR), em viagem de trabalho a Brasília, foi representando pelo chefe de Gabinete, Evandro Pietrafessa, que comandou a recepção aos visitantes.

O delegado federal do MDA, José Otávio Câmara Fernandes, relatou que o Governo Federal já entregou 55 retroescavadeiras e 30 motoniveladoras a municípios fluminenses, investindo cerca de R$ 35 milhões. José Otávio disse, ainda, que algumas cidades, incluindo Cordeiro, receberão a sua motoniveladora no mês de maio.

Para que os caminhões possam ser utilizados da melhor forma possível, no dia anterior foi realizada uma entrega técnica, conduzida por representantes do MDA e da empresa fornecedora, a Mercedes Benz, na qual houve treinamento para operadores dos municípios.

Os municípios contemplados em Cordeiro foram: Trajano de Moraes, São João da Barra, Bom Jardim, Rio Claro, Carmo, Natividade, Italva, Laje do Muriaé, Piraí, Tanguá, Quatis, Paraíba do Sul, Quissamã, Vassouras, Areal, Mendes, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, além de Cordeiro.

Alcemir Grimião, secretário de Transportes de Cantagalo, disse que o município receberá o caminhão em outra data.

Programa Estradas da Produção chega a Amparo, em Nova Friburgo

Objetivo é atender toda a zona rural

A Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, em parceria com a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, está implantando, em Amparo, quarto distrito do município, o Programa Estradas da Produção, que tem como objetivo recuperar e fazer a manutenção das estradas vicinais, visando facilitar o escoamento das regiões produtoras do município e o trânsito da população rural.

Além de promover a melhoria nas condições de escoamento da produção agrícola e da qualidade de vida da população rural, o programa deverá permitir o acesso das comunidades a serviços públicos essenciais, como escolas e postos de saúde, por exemplo.

Segundo o agricultor do Alto do Schuenck, Alexandre Gomes, nunca um trabalho como este tinha sido visto. “Éramos uma região esquecida. Com o serviço que está sendo feito, inclusive de aragem da terra, também incluído, a nossa parte é facilitada e o escoamento se torna muito mais ágil. Só temos a agradecer a parceria da atual gestão municipal, que tem olhado com tanta atenção para a nossa região”, ressaltou.

O trabalho proposto para as vias tem como foco o incentivo ao turismo rural, a fim de fortalecer a economia local e fomentar o desenvolvimento do interior.

No distrito de Amparo, estão sendo recuperados 50 quilômetros de estrada que, para tanto, contam com 18 máquinas a serviço do programa e cinco funcionários do município, que já trabalham há cerca de 20 dias. O Estradas da Produção permanecerá em Nova Friburgo pelos próximos dois anos e a intenção é atender a todos os distritos que mantém uma produção rural representativa.

De acordo com o secretário de Agricultura, José Carlos Siqueira, a recuperação das estradas possibilitará o tráfego durante todos os meses do ano sem comprometer a produção. “Certamente, o município colherá grandes frutos a partir da execução deste trabalho. Não fosse ele, muitas localidades seriam prejudicadas em razão da falta de cuidado e manutenção. A população agrícola de Nova Friburgo pode comemorar porque, a partir de agora, a eficiência no escoamento está garantida e a plena cidadania poderá ser exercida pelas comunidades beneficiadas”.

Empresa de topografia faz 

visita técnica à ponte da Bahia

A comunidade que pertence à Bahia e Mãe Rainha, em Trajano de Moraes, começa a receber visitas de profissionais técnicos para preparo das obras de reconstrução da ponte que liga a RJ-172 à localidade rural.

Na terça-feira, 28 de janeiro, técnicos em topografia realizaram medições e disseram que já são para preparo do início das obras da ponte da Bahia, que foi totalmente destruída pelas chuvas de janeiro de 2011.

A obra de reconstrução da ponte é um processo que está sendo acompanhado muito de perto pelos políticos do município de Trajano de Moraes.

O prefeito Carlinhos Gomes (PSDB) e vereadores, como Isaías Nogueira (PSDB), Celso Bechara (PSDB) e Hélio Luiz (PSDB), estiveram no Rio de Janeiro e acompanham todo processo de licitação e, agora, todos aguardam o início das obras, que vão atender às 60 residências da comunidade Mãe Rainha e aos sítios e produtores na região.

Ponte tem cabeceira pronta

No início do ano, moradores de Barra dos Passos, do segundo distrito de Trajano de Moraes, foram pegos de surpresa, quando a ponte que serve de ligação a quem vem da RJ-146 para o Centro, levou perigo em desabar porque sua cabeceira não ter sustentação em concreto.

Logo após as devidas análises, a Secretaria Municipal de Obras e a Defesa Civil determinaram a interdição da ponte e a realização de obras emergências, antes que algum tipo de prejuízo pudesse ser causado a algum morador ou visitante em Barra dos Passos.

A Secretaria Municipal de Obras enviou funcionários municipais ao local e, em menos de 15 dias, um bom serviço realizado com instalação de bases na cabeceira da ponte já leva segurança aos moradores que utilizam ponte como passagem para chegar à RJ-146.

Conversando com moradores, eles agradecerem todo empenho do prefeito Carlinhos Gomes (PSDB) e seu vice, Omair Diniz (PP), e também ressaltam que as ações rápidas do vereador Jorge Diniz (PP), que foram primordiais para evitar que algo de ruim acontecesse com algum morador ou veículo.

A ponte realmente corria o risco de desabar, por sua base não ter concreto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email