Professores capacitados

O profissional de hoje precisa dinamizar sua maneira de elaborar e ministrar aulas, afinal de contas o aluno desta era globalizada necessita de professores capacitados para, não só transmitir conhecimentos, mas levar o alunado a questionar tudo aquilo que está sendo mostrado e ensinado pelo educador. “O aluno precisa participar mais. Precisa sentir-se valorizado”, enfatizou Sônia Fonseca.

Não se trata de recrutar os melhores. É preciso manter os professores sempre atualizados. A preocupação com a prática docente precisa ser um hábito comum, tanto na formação inicial como na continuada. “Precisamos interagir de maneira mais intensiva, em prol de um ensino de qualidade”, afirmou o prefeito Carmod Bastos (PT).

Outra informação levada pelo prefeito foi a implantação do SPE (Sistema Positivo de Ensino), que será feito na rede municipal. O sistema trabalha com tecnologias e métodos inovadores, buscando despertar no aluno o interesse pelo conhecimento e estimular o estudo diário.

Adotado por escolas de todo Brasil, o SPE é atualizado por um centro de pesquisas próprio, no qual especialistas analisam tendências e atualizam as ferramentas de ensino, para tornar o aprendizado mais prazeroso. “Almejo qualidade, quero que os alunos da rede municipal possam desfrutar do melhor se tratando de aprendizagem”, finalizou Carmod.

O evento contou com a rápida presença da deputada Myriam Rios (PSD), que prestigiou o evento, deixando uma mensagem para os professores. “Os professores são a base do futuro”, afirmou a deputada.

Cantagalo

A Secretaria de Educação de Cantagalo realizou, de 3 a 5 de fevereiro, o treinamento dos mais de 200 professores e 180 ocupantes dos cargos de apoio ao magistério. No período, professores e pessoal de apoio passaram por uma atualização.

O treinamento foi encerrado com a palestra de Bianca Mota de Moraes, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), que falou sobre o projeto ‘Paz nas Escolas’, desenvolvido pelo Ministério Público Estadual.

Realizado no salão do Colégio Estadual Lameira de Andrade, no Centro, o evento foi aberto, na segunda-feira passada (3), pela secretária de Educação, Lucinha Farah Noronha. O prefeito Saulo Gouvea (PT), devido a outro compromisso em Petrópolis, não pôde participar. O palestrante que abriu a capacitação, Carlos Magliano, defendeu o tema ‘O que é preciso para ser feliz?’.

A secretária de Educação foi incisiva na responsabilização do professor no atingimento das metas propostas pelo setor para 2014. Lucinha Farah Noronha informou que a secretaria será o suporte e que também investirá pesado na atualização pedagógica, com novos modelos e propostas, mas, também, na capacitação tecnológica. Segundo ela, também há desafios físicos, como a informatização da secretaria e das escolas, cujo processo licitatório para a contratação de empresa especializada na realização do trabalho será realizado ainda neste mês de fevereiro. Ela aproveitou para entregar 12 notebooks, um para cada escola dos distritos e da zona rural, e cinco computadores modelos desktop para as escolas localizadas na cidade.

Completando, Lucinha Farah Noronha destacou as obras de reforma e ampliação do prédio da Escola Municipal Antônio Raposo, em Boa Sorte, quinto distrito, onde estão sendo investidos mais de R$ 500 mil em recursos do próprio município. Também falou sobre a compra, pela Prefeitura, da chácara que havia sido alugada para a Escola Municipal Professora Lúcia Helena Pinheiro do Couto, em Santa Rita da Floresta.

Trajano de Moraes

A Secretaria de Educação de Trajano de Moraes realizou, dias 4 e 5 de fevereiro, na Escola Alfredo Lopes Martins, um curso de capacitação para os professores de educação infantil, primeiro e segundo segmentos do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O encontro visou integrar a equipe e prepará-la para o ano letivo com atividades de reflexão e motivação, visando uma prática pedagógica com foco no aluno e na qualidade do ensino.

A capacitação foi realizada pela Secretaria de Educação e ministrada pela equipe de orientação pedagógica  e pela equipe de orientação educacional. Além da recepção da Secretaria aos docentes neste início de trabalho, foram ministrados cursos sobre ‘A Prática Pedagógica do Professor Crítico- Reflexivo e TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade’.

Foi realizado, ainda, o planejamento escolar. A secretária de Educação, Rosseline Almeida de Carvalho, agradeceu a participação dos professores e desejou um bom início de trabalhos educacionais.

O prefeito Carlinhos Gomes (PSDB), concedeu uma entrevista dando as boas-vindas a todos os professores. Segundo ele, 250 professores atendem cerca de 1,5 mil  alunos no município.

Em sua análise, o município avançou muito no setor educacional nos últimos anos e a recente mudança realizada pela Secretaria de Educação, onde passou a Escola Municipalizada José Miranda para Educação Infantil e as reformas acontecidas em diversas unidades escolares, motivam os profissionais docentes e o pessoal de apoio.

Ainda  sobre os professores, Carlinhos Gomes disse que sabe da tarefa difícil de um docente, mas é gratificante quando se alcança o principal objetivo da carreira: o aprendizado das pessoas dentro de uma sala de aula. “Desejo boa sorte a todos os professores neste início de trabalho e a todos os nossos alunos também”, encerrou o prefeito de Trajano de Moraes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email