Com o auditório do Senai Nova Friburgo lotado, representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento realizaram a palestra “O BNDES Mais perto de Você”. O evento contou com o apoio regional do Sistema Firjan e teve por finalidade apresentar as formas de atuação do banco junto às micro, pequenas e médias empresas da região, com o objetivo de facilitar o acesso ao crédito para o segmento.
A palestra, que possui um número limitado de aproximadamente 15 apresentações por ano, é realizada há 10 anos e já atingiu mais de 26 mil empresários em todo o país. Este ano, pela primeira vez, chegou à Nova Friburgo.
A presidente regional da FIRJAN no Centro Norte Fluminense, Nelci Layola Porto, realizou a abertura do evento. “Todos nós sabemos como é difícil colocar um produto no mercado. A palestra de hoje veio para elucidar nossas dúvidas sobre como conseguir um financiamento”, comenta.
Durante a palestra, a equipe do BNDES apresentou os produtos e linhas de crédito desenvolvidos para atender às micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), que incluem Projetos de Investimento (BNDES Automático), Aquisição de Máquinas e Equipamentos(BNDES Finame e BNDES PSI), Capital de Giro (BNDES Progeren), Garantias (BNDES FGI), Exportação (BNDES Exim) e o Cartão BNDES. Interessados devem procurar o agente financeiro habilitado de sua preferência.
Entre os tipos de financiamento abordados, um destaque especial foi dirigido à exportação. De acordo com o representante do BNDES, Guilherme Pfisterer, é importante pensar nessa questão para expandir a capacidade de geração de renda e emprego no país. “Exportar é um avanço. É a possibilidade de ter um produto fora da sazonalidade, com acesso a taxas de financiamento interessantes que podem diminuir a taxa média do produto”, comenta.
O cartão do BNDES, exclusivo para MPMEs, também foi um dos assuntos abordados durante a palestra. Somente no Rio de Janeiro, foram emitidos mais de 30 mil cartões, com mais de 2 bilhões de reais em crédito para as empresas. O cartão oferece a essas empresas crédito pré-aprovado para compra de máquinas, equipamentos e o que for necessário para desenvolver o negócio.
No fim da apresentação, os técnicos do BNDES, junto ao Secretário Municipal de Meio ambiente, Ivison de Macedo, também convidado para o evento, esclareceram dúvidas e orientaram os participantes sobre a opção mais adequada à necessidade de cada empreendimento.