A Prefeitura de Trajano de Moraes iniciou o projeto de implantação do novo sistema de emissão de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFE-s) realizando um encontro com comerciantes, empresários, contadores, funcionários e demais prestadores de serviços, na última segunda-feira, 24 de março, no plenário da Câmara Municipal. Também estiveram presentes o prefeito Carlinhos Gomes (PSDB); a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Rejane Gomes; o vice-prefeito Omair Diniz (PP), além de vereadores, advogados e diversos membros da sociedade local.
A palestra de lançamento do sistema foi realizada por Douglas Peralta, técnico do Ibam (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), que, por quase uma hora, explanou como está sendo a implantação e tirou dúvidas dos participantes.
Segundo explicou Douglas Peralta, o município fica na obrigação de, a partir do dia 2 de maio, ter a utilização do sistema eletrônico implantado e alertou que as notas de papel não valerão mais depois desta data e todos terão que se cadastrar. “As vantagens são muitas. Através da implantação de notas fiscais eletrônicas, o portador não precisará guardar fisicamente cópia de suas notas e pode até prestar notas pelo celular”, disse, alertando, ainda, que trará menos trabalhos aos contadores e, assim, agilizarão os trabalhos contábeis.
O prefeito Carlinhos Gomes participou ativamente do encontro junto dos contadores e comerciantes e disse que sentia a dificuldade em alguns empresários em vender para outras prefeituras e até grandes empresas. Segundo ele, foi importante a parceria com o Ibam para esta conquista para o seu município. “Vamos dar um grande passo para a modernidade e agilização na vida nossos prestadores de serviços”, disse o prefeito.
Na última terça-feira, 25 de março, foram realizados treinamentos para os contadores da cidade. Nesta quarta-feira, dia 26, o treinamento está sendo aplicado às gráficas e prestadores de serviços em geral. Nesta quinta-feira, 27, será a vez dos substitutos tributários e bancos.