Até esta sexta-feira, 28 de março, o Centro Cultural Ione Pecly, em Cordeiro, abriga a exposição ‘Abstração Geométrica’, que integra o projeto ‘Arte no Brasil – Um Giro em Nossa História’, com realização do Sesc Rio em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. De caráter educativo, o projeto apresenta reproduções em alta definição de obras de artistas que marcaram a produção cultural brasileira em seus distintos momentos.
Após transitar pelo Academicismo e Modernismo brasileiros, a atual etapa do projeto abrange a produção artística nacional desde o final de 1940 e durante toda a década de 1950, abordando o concretismo e o neoconcretismo, que contou com expoentes das artes plásticas nacionais, entre eles Volpi, Hélio Oiticica, Lygia Clark e Amílcar de Castro.
O secretário de Cultura, Allessandro Concencio, explica que a exposição pode ser prestigiada pela comunidade e por escolas das três redes de ensino. Através de visitas previamente agendadas, os professores de arte aproveitam para oferecer uma aula diferenciada aos alunos, que podem contemplar reproduções de alta definição de artistas plásticos consagrados no Brasil e no mundo, desenvolvendo atividades artísticas ao retornarem para a unidade escolar.
A exposição está aberta até esta sexta-feira (28), das 9h30min. às 12 horas e das 13h às 17h. O Centro Cultural Ione Pecly fica localizado no Centro da cidade, em cima da rodoviária municipal. As visitações em grupo podem ser agendadas pelo telefone (22) 2551-0329.