A Prefeitura de Carmo ofereceu aos servidores públicos municipais o curso ‘Desenvolvimento Pessoal e Profissional’, ministrado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), nos dias 20 e 21 de março, no Centro Cultural Professor Jair Nunes Macuco. As 8 horas de atividade tiveram o objetivo de melhorar o atendimento ao público no serviço municipal.
A oficina foi promovida pela consultora externa do Sebrae Alba Acioly, que abordou temas como desenvolvimento, significado das palavras, motivação e formas de atender às pessoas. Aproximadamente 18 servidores municipais participaram da atividade.
– Tenho me preocupado muito com a parte do desenvolvimento pessoal, porque, como profissional, você é uma consequência do que é como pessoa. O atendimento também é uma consequência. As pessoas fazem muita distinção entre o serviço público e o privado. Acho que o bom profissional vai ser bom em qualquer lugar. A palavra chave é o cuidar. As pessoas estão muito descuidadas”, afirmou Alba Acioly.
Este mesmo curso já foi oferecido pelas prefeituras de Nova Friburgo, Cantagalo e Cachoeiras de Macacu. A princípio, seriam 16 horas de aula, mas, devido à dificuldade de se dispor deste tempo, a carga horária foi reduzida.
– No dia a dia, nós não temos tempo de parar e fazer uma reflexão como a que fizemos aqui. Foi bom, as pessoas têm aproveitado, mas é só um primeiro passo. A gente é multiplicador de informação, então o meu objetivo é tirar as pessoas do lugar para elas repensarem suas vidas e nós construirmos um mundo melhor – explicou a consultora externa do Sebrae.
Para o prefeito em exercício do município, César Ladeira (PT), “não há nada mais interessante para qualquer governo do que capacitar os servidores. A gente imagina um plano de cargos, salários e carreiras e só se consegue alcançar isso com a preparação. Eu quero muito contar com o Sebrae e capacitar os nossos servidores municipais”, concluiu o prefeito, entusiasmado com o projeto.