Os artesãos de Nova Friburgo vão poder expor e comercializar os seus trabalhos nos espaços culturais das cidades-sede da Copa do Mundo. O Ministério da Cultura e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República lançaram edital para a seleção de peças artesanais para o projeto Vitrines Culturais, que promoverão, entre 12 de junho e 13 de julho, exposições e comercialização de artesanatos de alta qualidade de todos os estados.
As exposições acontecerão nas Fifa Fan Fest e espaços culturais das cidades-sede dos jogos, com ênfase em Manaus (AM), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).
O edital encerra as inscrições domingo, 6 de abril, e pode selecionar até 60 mil peças artesanais. Poden participar artesãos brasileiros de qualquer parte do país, de forma individual ou por grupos produtivos, núcleos, associações ou cooperativas. A exigência é que os candidatos estejam cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), coordenado pelo Programa do Artesanato Brasileiro. O projeto Vitrines Culturais é coordenado pela Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, e Sebrae.