A Prefeitura de Nova Friburgo informou, dia 26 de março, que a obra na Praça do Suspiro, principalmente para a construção de um sistema de drenagem, tem previsão para ficar pronta até 30 de junho. Mas, nesse período, diversos trechos na localidade serão interditados. Espera-se que com as novas galerias de escoamento de águas eliminem os pontos de inundação no entorno da praça até o Rio Bengalas.
O prefeito Rogério Cabral (PSD) tem visitado a empreitada frequentemente, desde seu início, e os recursos integrais, de R$ 11,8 milhões, foram liberados pelo Programa Subserra, do Governo do Estado, que prevê, também, a recuperação da encosta nos fundos do Teatro Municipal de Nova Friburgo.
Na primeira fase da obra (a atual) estão interditadas as vias em frente à igreja, Tiro de Guerra, até o trevinho do Hotel Schumacker. Na segunda fase, serão interditadas as vias próximas do posto de saúde até o trevinho do Hotel. Na terceira, do trevinho até o Clube do Xadrez, e, finalmente na quarta etapa, do Clube Xadrez até o Rio Bengalas.
Outra intervenção será o retorno da Fonte da Saudade, destruída em 2011, além de um novo equipamento turístico no terreno que a Prefeitura desapropriou e que fica na esquina da Praça do Suspiro com a Rua General Osório.
Uma verba de R$ 480 mil, de uma emenda parlamentar do deputado federal Fernando Lopes (PMDB-RJ), é outra novidade para o complexo turístico e cultural da cidade.
Com esses recursos, será possível a realização da recuperação do anfiteatro e a revitalização da Praça das Colônias. O projeto encontra-se sob análise da Caixa, gestora e fiscalizadora da verba.