O Concurso Tempos de Escola, realizado pelo Instituto Votorantim em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Canal Futura, já está com inscrições abertas. Com o tema ‘Nossa cidade também ensina. A educação está em todos os lugares’, a sexta edição do Concurso Tempos de Escola é direcionada aos alunos da rede dos ensinos fundamental e médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O concurso é dividido em quatro categorias, agrupando estudantes de acordo com a familiaridade de seus conhecimentos sobre escrita e língua. Com o subtema ‘Venha conhecer a minha terra’, os alunos do 4º, 5º e 6º anos do ensino fundamental escreverão uma carta para algum destinatário específico, apresentando atrações do município e diversas características locais.
Os estudantes do 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental trabalharão o subtema ‘Pessoas da minha cidade’, produzindo a biografia de um personagem local, a partir da forma que ele contribui com a comunidade.
Já os alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio escreverão sobre o subtema ‘Minhas aprendizagens na cidade e na escola’. Para a categoria Educação de Jovens e Adultos, a proposta é escrever a biografia de um personagem da localidade, também a partir do subtema ‘Venha conhecer a minha terra’.
– Nosso objetivo é conscientizar a comunidade em relação ao potencial de ensino e aprendizado que sua cidade tem a oferecer. A ideia é que os alunos conheçam mais a região na qual vivem e entendam melhor esse potencial – diz Anna Paula Colacino, coordenadora do projeto Parceria Votorantim pela Educação.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.blogeducacao.org.br até 10 de julho. Os vencedores serão conhecidos em setembro.
Presente em 15 municípios de 12 estados brasileiros, o Parceria Votorantim pela Educação (PVE) conta com a participação das empresas do Grupo Votorantim para mobilizar a sociedade. Em 2013, o projeto trabalhou com o tema ‘Valorização da leitura’.
Com 12 anos de atuação, o Instituto Votorantim orienta as empresas do grupo, presente em mais de 300 municípios brasileiros e 20 países, em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, trabalho, apoio à gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.