Dois maiores grupos cimenteiros do mundo têm fábricas em Cantagalo
As duas maiores produtoras de cimento do mundo, a francesa Lafarge e a suíça Holcim, anunciaram que estão discutindo uma fusão que pode marcar a maior operação do tipo na Europa neste ano. Juntas, elas representariam uma empresa com valor de mercado de mais de US$ 50 bilhões. A Lafarge pertence ao grupo Frere Group, do bilionário Albert Frère, também dono da belga Astra Oil, empresa envolvida no desastroso negócio da Petrobras na refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Esta informação foi divulgada pela agência Reuters.
Segundo comunicado enviado pela Lafarge, nenhum acordo foi acertado ainda com a Holcim e não há garantias de que um negócio poderá ser concluído. Porém, o grupo afirmou que há “forte complementaridade” e “proximidade cultural” entre as duas companhias. A fusão seria “de iguais”, consta na nota.
O Groupe Bruxelles Lambert, principal acionista da Holcim, não quis comentar o assunto. As ações da companhia francesa fecharam o pregão de sexta-feira passada, 4 de abril, em alta de 8,9%, enquanto os papéis da Holcim subiram 6,86% na sessão.
– É bom para o mercado. As coisas estão fervendo no front de fusões e aquisições, não apenas no setor de telecomunicações, mas, também, no de construção – disse o gestor de fundos da Clairinvest Ion-Marc Valahu. “Há excesso de capacidade e eles precisam se consolidar. Uma fusão permitiria à Holcim e à Lafarge cortar custos e reduzir excesso de capacidade produtiva, fatores que têm pesado sobre o setor nos últimos anos. Ambas as empresas também tentam reduzir a dívida gerada por grandes aquisições nos últimos anos”, completou Valahu.
A fusão dos dois grupos, se confirmada, criará a terceira maior produtora de cimento do Brasil. Isso em um momento em que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) se posiciona para impor medidas punitivas, que incluem multas bilionárias e venda de ativos contra o que considera como prática de cartel pelo setor no país.
Na região, os dois grupos cimenteiros têm fábricas de cimento no município de Cantagalo.