Depois de uma árdua batalha, iniciada em fevereiro do ano passado, quando os empresários e os sindicatos da região, liderados pelo presidente do Sindmetal (Sindicato das Empresas do Setor Metal mecânico), Cláudio Tângari, e pela presidente da Representação Regional Centro-Norte Fluminense da Firjan, Nelci Layola Porto, decidiram lutar pela prorrogação do prazo de pagamento dos financiamentos concedidos no âmbito do Programa BNDES-PER.
A batalha pela prorrogação contou com a elaboração de estudos socioeconômicos e diversas reuniões para que os empresários e entidades discutissem a demanda junto às autoridades dos governos estadual e federal, Ministério da Fazenda e BNDES. O grupo conseguiu mais um grande avanço, mas ainda é preciso manter a mobilização, pois a Medida Provisória precisa ser aprovada no Senado e receber a sanção presidencial.
O esforço dos empresários resultou na elaboração da emenda, com ativa participação do deputado federal Glauber Braga (PSB). Foram encaminhados todos os estudos para a assessoria da comissão que preparava o relatório da MP e as alterações por eles propostas foram revisadas para ao final a emenda ser acolhida com o melhor texto possível.
De forma resumida, quando sancionada a MP pela presidência, as empresas terão prazo adicional de pagamento de 24 meses para pagar o saldo devedor, incluindo as eventuais parcelas em atraso, sendo aplicada a mesma taxa de juro do contrato original.