A ascensão política do administrador de empresas de 53 anos, Affonso Monnerat, tem sido grande nos últimos anos. Mesmo não disputando eleições, ele ocupou diversos cargos no governo de Sérgio Cabral.
Logo após a tragédia que atingiu a Região Serrana, em 2011, ele, que estava à frente da Prefeitura de Bom Jardim, foi convidado para assumir o cargo de subsecretário extraordinário da Região Serrana. Ele, então, se afastou do cargo de prefeito.
– Quando assumi, conversei com o governador Sérgio Cabral que aceitaria o desafio pelo prazo máximo de dois anos. Acho que era um período satisfatório para implementar esse trabalho. Aliás, trabalhei como nunca à frente dessa pasta. Por ser da Região Serrana, apanhei muito nesse período. Até que, em um determinado momento, o secretário estadual de Governo, Wilson Carlos, me convidou para assumir sua chefia de gabinete com a garantia de eu poder auxiliar no acompanhamento das obras em andamento na Serra – informou Affonso Monnerat, quando assumia sua nova função no Estado.
Com a posse do vice-governador Luiz Fernando Pezão, em virtude da renúncia de Sérgio Cabral, que pretende disputar uma cadeira no Senado, novamente Affonso Monnerat é promovido: assumiu a Secretaria de Governo do Estado.