O secretário de Meio Ambiente de Macuco, Edwand Júnior, realizou uma reunião, no último dia 28 de abril, com alguns moradores do bairro Nova Macuco. O encontro foi realizado no Cras (Centro de Referência de Assistência Social), para o início da coleta seletiva no bairro.
O projeto piloto implantado conta com uma parceria com a empresa Lafarge, que doou cestas coletoras onde os moradores vão separar o lixo em reciclável e não reciclável, conforme orientação dada na ocasião. A previsão é que, já no início deste mês de maio, a coleta já comece a ser realizada.
Segundo o secretário, uma equipe da secretaria também vai ficar durante um mês à disposição para orientação, até que todos estejam adaptados ao novo método de coleta. Além disso, de acordo com Edwand Júnior, eles vão oferecer assessoria jurídica para a montagem de uma cooperativa de catadores, entre outras ações previstas no projeto de educação ambiental, que vai sendo apresentado à população em cumprimento às suas etapas.
– Sabemos que todos precisam de um tempo para adaptação, afinal são hábitos novos e informações novas, é normal. Por exemplo, papel reciclável são jornais e revistas e não recicláveis são papel “de banheiro”, plástico. Copo é reciclável, cabo de panela não; metal e arame são, clipes, grampos não; vidro, como garrafas, é, espelho, não. Mas tenho confiança que vai dar certo e que todos vão colaborar com o projeto – disse o secretário de Meio Ambiente.
Os moradores que participaram da reunião mostraram-se disponíveis a colaborar com a iniciativa, já que é benefício não só para o meio ambiente, mas para toda a sociedade. É uma coleta diferenciada de lixo para ser reciclado.
– Nova Macuco servirá de modelo. A partir daí, o projeto será implantado em outros bairros. Estamos com uma previsão de 14 meses para pôr o projeto em ação e monitorar a coleta seletiva em todo o município – acrescentou Edwand Júnior.