O prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvea (PT), anunciou no dia 2 de maio, durante a confraternização dos servidores da Prefeitura, um reajuste sobre os salários de servidores municipais. Segundo ele, o reajuste será de 6,15% para os servidores em geral, exceto os professores, que têm piso regido nacionalmente e que receberão 8,32% de reposição, conforme prevê legislação própria para professores dos ensinos fundamental e médio. “De qualquer forma, não estamos reajustando os valores dos salários de secretários, nem de prefeito e vice-prefeito, apenas os servidores receberão o reajuste”, relatou o prefeito.
Válido a partir de 1º de maio, o reajuste, conforme explicou o prefeito, na verdade é uma reposição das perdas sofridas para a inflação dos últimos 12 meses (maio de 2013 a abril deste ano). “Ganhos reais, acima dos índices inflacionários, infelizmente ainda não poderemos conceder, pois a Prefeitura ainda se encontra com a folha de pagamentos no limite e temos que obedecer à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Estamos trabalhando para mudar este cenário, pois já conseguimos reduzir o bastante para que pudéssemos convocar aprovados no novo concurso público e garantir medidas que, a médio e longo prazos, vão nos proporcionar mais conforto para que possamos contemplar os servidores com um ganho real, que é o que queremos”, explicou.
O secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico, Márcio Longo, explicou que o reajuste do funcionalismo tem como base a inflação acumulada nos últimos 12 meses, que ficou em 6,15%. Já os professores contam com lei nacional própria e que, desde 2009, têm o piso reajustado seguindo como indicador o Fundeb (Fundo de Valorização do Magistério).