Apesar da tradição dos escoteiros, em Cordeiro as atividades do grupo estão paralisadas há algum tempo. Entretanto, no que depender do prefeito Leandro Monteiro (PCdoB) e do secretário de Defesa Civil, Rodrigo Tavares, existe a possibilidade de o movimento ser retomado e beneficiar aproximadamente 500 crianças.
Escoteiro durante a adolescência, Leandro Monteiro reconhece que isso contribuiu para sua formação. Segundo ele, quem vivencia atividades do movimento adquire espírito de liderança, convivência em grupo e trabalho em equipe, fatores que contribuem para formar o caráter de um cidadão de bem.
Em reunião com o prefeito, o secretário Rodrigo Tavares apresentou relatório exibindo o sucesso do programa ‘Agente de Defesa Civil Mirim’, que havia sido deixado de lado durante 12 anos, foi reativado no ano passado e terá mais uma turma formada em maio.
O secretário explica que, para que o projeto ‘Grupo de Escoteiros de Cordeiro’ saia do papel, é preciso que haja a participação efetiva de voluntários nos trabalhos junto aos jovens.
– Estamos agendando encontro com a diretoria dos Escoteiros do Rio de Janeiro. Os interessados em integrar o projeto podem procurar, desde já, a Defesa Civil de Cordeiro – confirma Rodrigo.