Em resposta a insinuações atribuídas a adversários políticos pelo atual Governo Municipal, a Prefeitura de Nova Friburgo veio a público fazer os esclarecimentos à população sobre a compra da Fábrica Ypu, ocorrida em leilão da Justiça do Trabalho, em 24 de abril.
Construído no início do século passado, o imóvel, onde funcionou a Fábrica Ypu, em virtude de diversas dívidas, foi levado a leilão inúmeras vezes. Houve três interessados particulares em comprar o imóvel, mas, após análise de conveniência e oportunidade, a Prefeitura decidiu participar, obtendo êxito na arrematação do prédio por R$ 14,5 milhões, agregando ao patrimônio público a área.
Além da reconhecida economicidade e o valor histórico do imóvel, é latente que a área arrematada (305 mil metros quadrados de terreno e área construída de 30 mil metros quadrados) possibilitará ao poder público instalar, naquele local, diversos equipamentos, tais como as secretarias de Obras, Serviços Públicos, Mobilidade Urbana, entre outros. Vale destacar, ainda, que a Prefeitura poderá utilizar, também, o prédio para o funcionamento de vários departamentos que, atualmente, se encontram em imóveis alugados, como almoxarifado das secretarias de Saúde e de Educação, entre outros. Isto representará uma grande economia para os cofres públicos, além de permitir um controle mais eficiente de todos os bens sob responsabilidade da Prefeitura.
É interesse também, do Governo Municipal, oferecer parte do imóvel para a instalação de uma universidade pública, inclusive, com a possibilidade de implantação de um curso de medicina. A Prefeitura está adotando todas as providências legais para o pagamento do valor de R$ 14,5 milhões, concluindo a compra da Fábrica Ypu que, sem dúvida, será uma grande aquisição para o município.