Colégio Estadual Antônio Pecly realiza projeto ‘Sabendo Conviver’

O Colégio Estadual Antônio Pecly, em Cordeiro, tem como projeto norteador do ano letivo de 2014, Escola Viva – Aprendizagem e Convivência. Este projeto foi estruturado visando propiciar uma educação voltada para a construção de uma consciência cidadã, tendo seu foco em vivências que abrangem a transversalidade nos seguintes temas: ética, respeito, solidariedade, valores e princípios, justiça entre outros.

Para isso, foi desdobrado em dois momentos. O primeiro, Aprendendo a Crescer – Educação é o encontro de singularidades, tem como foco a valorização das potencialidades de cada indivíduo e o respeito às singularidades de cada um. Os trabalhos desenvolvidos mostram que só podemos crescer como cidadãos se cuidarmos de nós, respeitarmos a diversidade, considerando-a como diferencial e força de uma sociedade heterogênea.

Como ação do primeiro momento, foram realizadas palestras, abordando a valorização pessoal e o respeito ao outro. As palestras foram realizadas dia 14 de maio, com os alunos do 7º ano e Programa Autonomia. 

Os alunos foram divididos. As meninas tiveram uma palestra com a psicóloga Gláucia Vila Nova, com o tema ‘Valorização e Preservação da Imagem Feminina’, e os meninos assistiram a uma palestra com o psicólogo Roberto Montechiari, com o tema ‘Gravidez Precoce: pai também é responsável.’  Os temas também estão sendo trabalhados em sala de aula pelos professores ao longo do ano letivo.

No segundo semestre, o colégio vai desenvolver a segunda parte do projeto ‘Sabendo Conviver’. Para o colégio, a educação é um empreendimento coletivo e a proposta é realizar outras ações relevantes quanto ao desenvolvimento da cidadania.

O Colégio Estadual Antônio Pecly informou, também, que serão realizadas gincanas com as turmas para a arrecadação de leite, produtos de higiene brinquedos para serem doados a instituições do município. Com esse trabalho, a instituição pretende preparar os alunos para a construção de uma consciência cidadã, para que sejam atuantes na sociedade em que estão inseridos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email