Dados são mostrados pelo Sebrae, através de informações do IBGE
Com base em dados do Sebrae (compilados a partir de informações do Censo/IBGE 2010) o JORNAL DA REGIÃO irá apresentar, em detalhes, os números do mercado de trabalho do município de Bom Jardim. Entre tantas informações, um dos números que mais chamam a atenção é a taxa de desemprego no município: 3,9%, que confere ao município a terceira melhor colocação em todo estado do Rio de Janeiro.
A renda média do trabalhador em Bom Jardim, no entanto, é apenas a 67ª entre os 92 municípios fluminenses, de R$ 873 mensais. O tempo médio de deslocamento entre a casa e o trabalho (26,6 minutos), por outro lado, é muito superior ao do estado do Rio (45,3 minutos).
Ao se analisar a composição dos cidadãos ocupados no município, vemos que 43% são de empregados com carteira assinada, mas 21,6% ainda estão sem essa garantia, acima da média regional (19,8%) e estadual (17,7%). Já a quantidade de servidores públicos e militares alcança apenas 5,8% do pessoal ocupado.
Outros 24,4% dos cidadaõs ocupados declararam trabalhar por conta própria e 1,3% são empregadores no município de Bom Jardim. Já o número de pessoas não remuneradas ou com situação não definida é de 3,9%, um pouco acima da média do Estado do Rio de Janeiro.