Parque Estadual dos Três Picos, um monumento Fluminense

André Corrêa foi um dos principais defensores deste patrimônio do estado

Um dos monumentos mais importantes do estado do Rio de Janeiro, o Parque Estadual dos Três Picos está na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro e abrange os municípios de Cachoeiras de Macacu, Teresópolis, Nova Friburgo, Silva Jardim e Guapimirim, em uma área total de 65.113 hectares, equivalente a mais de 60 mil campos de futebol.

Como um dos autores do projeto de lei nº 2.504/2013, o deputado André Corrêa (PSD), juntamente com outros parlamentares, garantiu a redefinição dos limites do Parque dos Três Picos, ampliando sua área de conservação em até cinco vezes nos municípios de Nova Friburgo e Silva Jardim.

De acordo com Corrêa, apenas definir limites não é o suficiente para os parques ecológicos. “Como líder do governo, consegui articular a instalação de Unidade de Proteção Ambiental (Upam) no Parque dos Três Picos e ainda apoiei a instalação da subsede do parque em Teresópolis. Assim, os moradores e turistas também poderão aproveitar as áreas para a prática do arvorismo, tirolesa e passeios de bicicleta”, concluiu o deputado.

HISTÓRIA DO PARQUE: O parque ganhou este nome devido aos Três Picos de Nova Friburgo, imponente conjunto de montanhas graníticas que atingem até 2.316 metros acima do nível do mar, e é o ponto culminante de toda a Serra do Mar.

A criação do parque significou um aumento de 75% em toda a área protegida por parques e reservas estaduais, preservando o cinturão central de Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro. O local ainda possui uma das maiores variedades de espécies animais e vegetais no Sudeste brasileiro.

Dois casos de raiva em Bom Jardim

O médico veterinário da Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), Fabiano Bohnenberger, divulgou, esta semana, um alerta para os criadores sobre dois casos de raiva animal em Bom Jardim. Em razão dos casos confirmados de raiva bovina em Bom Jardim, e outros casos suspeitos da doença, o médico veterinário da Emater-Rio informou a necessidade de vacinação antirrábica em todos os animais domésticos existentes. Deverão ser vacinados bovinos, ovinos, caprinos, equinos, felinos e caninos na região de Bom Jardim.

A raiva é uma doença fatal, causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central dos mamíferos. É um grave problema de saúde pública, pois afeta o homem. Os sintomas podem ser andar cambaleante, arrastando as pontas dos cascos, paralisia das patas traseiras, movimentos de pedalar, fezes ressecadas, salivação, prostração e morte. A doença é principalmente transmitida através de mordeduras. O principal agente transmissor é o morcego hematófago (espécie que se alimenta de sangue).

Trajano e Bom Jardim também ganham patrol

A Prefeitura de Trajano de Moraes recebeu uma motoniveladora através do Governo Federal. A ação  tem como objetivo a recuperação de estradas vicinais, o que está vinculada à segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O equipamento foi viabilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.

De acordo com a Prefeitura, a máquina representa uma conquista e um grande avanço para a cidade, que tem uma zona rural muito extensa e  com longas estradas de terra.

Para o prefeito de Trajano de Moraes, a chegada da máquina também tem apoio do deputado federal Júlio Lopes (PP-RJ) e do Senador Francisco Dornelles (PP-RJ). Segundo ele, a  máquina nova auxiliará na abertura e limpeza de estradas vicinais no interior.

– Agradeço à nossa presidente Dilma Roussef, Júlio Lopes e a Dornelles por este benefício e, agora, vamos para o interior auxiliar nossos queridos produtores – disse o prefeito Carlinhos Gomes.

Já em Bom Jardim, foi o deputado federal Adrian Mussi (PMDB-RJ) que conseguiu, com o Governo Federal, uma motoniveladora que auxiliará na manutenção de estradas. 

Para o prefeito Paulo Barros (PMDB), a motoniveladora dará oportunidade para a administração pôr em prática o sonho de colocar uma patrulha mecanizada nos distritos de São José do Ribeirão e Barra Alegre. “A nossa patrulha terá a motoniveladora, uma pá mecânica, retroescavadeira e um caminhão para atendimento às demandas de cada localidade. Além desses distritos, atenderemos, com uma patrulha, o primeiro distrito e Banquete”, explicou o prefeito.

Além das patrulhas, a Prefeitura conta, hoje, com um caminhão para abastecimento e manutenção de todos os equipamentos que estão distribuídos pelo município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email