A Secretaria de Saúde de Nova Friburgo, através da Subsecretaria de Vigilância em Saúde e em parceria com o Governo do Estado, inaugurou, no último dia 5 de junho, o Núcleo Friburguense de Mulheres com HIV/Aids, da Rede de Mulheres Positivas e Parceiras.
Foram apresentados os trabalhos que serão desenvolvidos no município para promover ações de esclarecimento às mulheres portadoras do vírus HIV sobre saúde, vida social e também sobre seus direitos.
Além do caráter informativo, o grupo tem como objetivo a inclusão social com base na troca de informações entre as mulheres com a “sala de conversa”, que é de suma importância nesse processo de aceitação, entendimento e convivência com o HIV.
Segundo a coordenadora da sala de conversa, Valéria de Fátima Pereira da Silva, a Rede de Parceiras dará o suporte necessário para as mulheres sentirem-se valorizadas, quebrando preconceitos e mostrando a elas que é possível levar uma vida normal.
– Muitas vezes, elas passam por problemas familiares, falta de apoio e de incentivo e discriminação. Com a sanção desta nova lei (Lei nº 12.984, de 2 de junho de 2014, que define o crime de discriminação dos portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV) e doentes de Aids), nossa causa irá se fortalecer – garantiu.