Alunos comemoram Dia Mundial do Meio Ambiente nas trilhas ecológicas do horto municipal

Alunos de várias escolas das três redes de ensino de Cantagalo – municipal, estadual e particular – comemoraram o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, nas trilhas ecológicas do Horto Municipal Vereador José Maria Huguenin, na Chácara da Banheira. 

Houve uma visitação dos cerca de 180 estudantes, que aproveitaram para conhecer o local. Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, as crianças também plantaram várias mudas de essências nativas da Mata Atlântica na reserva florestal existente no horto e que margeia todas as trilhas. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Rodrigo Vollú, a secretaria, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tem investido não só na preparação das trilhas ecológicas, mas num trabalho de reflorestamento do local. “Queremos devolver a essa região toda a mata aqui existente um dia, por isso estamos fazendo esse trabalho de formiguinha, mas que já tem dado bons resultados”, informou.

Acompanhados de professores, os alunos adoraram a sensação de liberdade proporcionada pelo local, uma extensa área de 13 alqueires (cada alqueire tem 27 mil metros quadrados), localizada no final da Rua Domingos de Souza, na Chácara da Banheira. 

Antes da subida, as crianças receberam orientações sobre a forma de plantio das mudas, o comportamento durante o trajeto e informações sobre cada uma das cinco trilhas, que são interligadas: Trilha da Nascente, com 570 metros de distância (baixo grau de dificuldade); Trilha da Grota, com 770 metros de distância (médio grau de dificuldade); Trilha da Pedra do Moinho, com 480 metros de distância (baixo grau de dificuldade); Trilha da Pedreira, com 1 km de distância (alto grau de dificuldade); e Trilha Descida da Montanha, com 900 metros de distância (médio grau de dificuldade).

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o biólogo Gustavo Neder, foi quem informou sobre fauna e flora do local. “É possível até encontrar alguns animais silvestres, como micos e várias espécies de pássaros e répteis, mas, para isso, é necessária uma caminhada silenciosa”, disse às crianças, que só queriam mesmo saber de brincar, aproveitando o dia para muita diversão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email