O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral (PSD); o governador Luiz Fernando Pezão; e o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, entregaram, no dia 4 de julho, 300 apartamentos do Condomínio Terra Nova. Até agora, cerca de 1,3 mil famílias já foram contempladas com unidades habitacionais no município e, na solenidade, foi anunciado que, até outubro próximo, serão entregues mais 1,1 mil famílias no mesmo conjunto habitacional.
Durante o evento, os governos municipal, estadual e federal também apresentaram o projeto de instalação de um complexo de aparelhos comunitários composto de posto de saúde, creche, escola, posto de policiamento e quadra de esportes para atender aos moradores do Residencial Terra Nova. Os equipamentos começarão a ser construídos ainda este ano. Paralelamente, o prefeito Rogério Cabral, o governador Luiz Fernando Pezão e o ministro Gilberto Occhi firmaram compromisso de construir mais 2,2 mil unidades habitacionais em Nova Friburgo a partir de 2015, através do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’.
Os 300 apartamentos entregues no dia 4 de julho estão distribuídos em 15 blocos. Cada imóvel tem cerca de 50 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Nove imóveis são adaptados para portadores de necessidades especiais. As famílias que participaram da solenidade estavam visivelmente emocionadas por terem, enfim, conquistado um teto próprio.
Em discurso, o prefeito Rogério Cabral destacou a fundamental parceria dos governos municipal, estadual e federal para reconstruir Nova Friburgo. “Muito já foi feito e muito ainda precisa ser feito, mas nosso município está sendo reconstruído e tem dado passos importantes para recuperar o desenvolvimento social e econômico”, afirmou.
O governador Luiz Fernando Pezão, que já havia estado no município uma semana antes para inaugurar obra de drenagem e de encosta na Praça do Suspiro (estimada em, aproximadamente, R$11,6 milhões) e participar da reabertura do teleférico, fez discurso lembrando a situação catastrófica provocada pelo evento climático e as grandes dificuldades para reconstruir o município. “Mas estamos avançando, e muito. Já investimos mais de R$ 1,5 bilhão e temos muito mais para fazer ainda. Estamos rompendo todas as barreiras”, enfatizou.
O ministro Gilberto Occhi encerrou a solenidade afirmando que a entrega de mais 300 apartamentos é uma resposta à sociedade, sobretudo, à população mais necessitada, que mais depende das ações do poder público. Ao final do evento, foi exibido um vídeo gravado pela presidente da República, Dilma Rouseff, dando boas-vindas aos novos moradores do Terra Nova.