“Conhaque de alcatrão não é catraca de caminhão”. Frases parecidas, mas de significados bem diferentes: uma é bebida e outra peça de veículo.
Também é o caso dos apelidos Biju e Juju. Parecidos, mas de importância diferente. A única coisa comum nos dois é que foram músicos na região.
Biju foi José Luiz de Oliveira, pai das atrizes e modelos Luma de Oliveira e Isis de Oliveira. Morou em Boa Sorte, quinto distrito de Cantagalo, e trabalhou na extinta Estrada de Ferro Leopoldina. Era músico, trombonista da Sociedade Musical 15 de Novembro. “Fomos companheiros por algum tempo. Foi, também, atleta do Cantagalo Esporte Clube: era o pai de Isis e Luma de Oliveira e residia na Rua do Rosário”, garante o professor Luís Adalto Vieira.
Já Juju, que tinha o nome de Júpiter Nicolau, verdadeiro autor da letra da ‘Marcha de Cantagalo’. Juju era pistonista da Orquestra Continental de Nova Friburgo.
O professor Luiz Vieira conta, com detalhes, como surgiu a letra da música. “O dia 31 de dezembro, em Cantagalo, era comemorado com baile, no fórum, quando eram tocadas músicas românticas. Em certo 31 de dezembro, o baile foi abrilhantado pela Orquestra Continental, de Nova Friburgo. Como de hábito, ao chegar à meia-noite, a orquestra deveria tocar ‘Zé Pereira’, mas tocou a ‘Marcha de Cantagalo’, que passou sem maior repercussão entre os cantagalenses”, conta.
Luiz Vieira conta que, certa vez, estava no Bar do Bilé, em Cantagalo, quando chegaram Juju (Júpiter Nicolau), pistonista, e Pastel, pianista, da Orquestra Continental, os reais autores da Marcha de Cantagalo. “Após longo bate-papo, veio algo sobre essa música e Bilé, nosso imortal seresteiro, pediu que fosse passada a sua letra, o que foi feito numa folha de papel usada para embrulhar pão”, informa.
Essa música passou a ser cantada no bar do Bilé. Depois, Zé Vieira a levou para seu conjunto, que tocava nos bailes de Carnaval, ficando conhecida por todo o povo cantagalense, sendo, por muitos, confundida com o Hino de Cantagalo, este de autoria de Arthur Nunes da Silva.
No site da Prefeitura de Cantagalo existe um erro, ao creditar a autoria da letra da ‘Marcha de Cantagalo’ a Biju, quando, na verdade, deveria ser Juju, ou melhor, Júpiter Nicolau.
A reportagem do JORNAL DA REGIÃO, tentando descobrir o nome de Juju, recorreu e contou com apoio de Oswaldo Luiz Nicolau Lessa, que manteve contato com Therezinha Nicolau, que era prima de Júpiter Nicolau, moradora de Niterói, que forneceu algumas informações do músico autor da letra da ‘Marcha de Cantagalo’.
Um comentário
Meu sogro só cantava essa música. O nome de era Fidelis Guzzo aí de Cantagalo. Pena que não tenha a música. ABS.
Adoro, amo essa marchinha.
Meu coração fica sorrindo de tanta felicidade.
Saudades da minha terra.