Prefeitura de Cantagalo adquire torre para comunicação de radioamadores

A Prefeitura de Cantagalo, através da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Trânsito (SMDCT), instalou, no último sábado, 12 de julho, uma torre de transmissão para comunicação entre radioamadores. O investimento, de R$ 5 mil, foi com recursos próprios da Prefeitura.

Instalada com o apoio da Associação Friburguense de Radioamadores (Afra), a torre já está em pleno funcionamento pelas frequências VHS 146.610 e 146.010 e devidamente autorizada e registrada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Para utilizar o recurso, é preciso estar habilitado. Na Secretaria de Defesa Civil e Trânsito, três funcionários já estão aptos a utilizar o equipamento e, no próximo mês, todos os administradores distritais do município e outros funcionários da SMDCT realizarão a prova de radioamadorismo, para também exercerem a função.

Além do contato entre os distritos, a torre possibilita a interação com outros municípios. O secretário interino de Defesa Civil e Trânsito, Ademir Ortega, explica que, em situações de emergência e calamidade pública, quando não há energia elétrica, internet ou telefone, o único meio de comunicação é o rádio, o que representa um grande avanço para Cantagalo.

A antena, do tipo colinear de oito elementos, foi instalada com o auxílio do empresário Alexandre Cordeiro, que cedeu o espaço para a instalação, e do cantagalense Thiago Naegele, que intermediou o contato com os membros da Afra.

De acordo com Ademir Ortega, a proposta da SMDCT é de que todos os municípios vizinhos instalem a antena, para que toda a região esteja coberta por esse meio de comunicação. “É importante que todas as defesas civis disponham dessa tecnologia, que é utilizada há tantos anos e, ainda hoje, é capaz de salvar muitas vidas”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email