Além da inclusão do Projeto Caminhos do Imperador no Programa de Valorização da História e Cultura do Interior do Estado do Rio de Janeiro, denominado ‘Tour da Experiência – Caminhos Brasil Imperial’, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) oferecerá curso de guia de turismo para moradores de Boa Sorte, quinto distrito de Cantagalo. Eles serão capacitados e poderão prestar serviços aos inúmeros visitantes que às terras bicentenárias recorrerem buscando conhecer sua história.
No último dia 9 de agosto, representantes do Sebrae de Nova Friburgo estiveram no Espaço Cultural Hermir Gil Caetano, em Boa Sorte, para conhecer os projetos desenvolvidos até então e percorrer o percurso histórico-cultural do Projeto Caminhos do Imperador.
O encontro foi uma visita técnica ao percurso cantagalense porque o Sebrae de Nova Friburgo pretende inserir o projeto “Caminhos do Imperador” num programa de valorização da história e cultura do interior do estado do Rio de Janeiro, denominado ‘Tour da Experiência – Caminhos Brasil Imperial’.
Estiveram representando o Sebrae Fernanda Gripp, atual coordenadora regional do Sebrae Serrana I; Márcia Bittencourt, gestora de Turismo Regional da Serrana I; Larriza Thurler, analista da área de conhecimento e competitividade do Sebrae.
Estavam acompanhando os representantes do Sebrae o pesquisador, escritor e historiador espanhol Arturo Colorado Castellary, da Universidad Complutense de Madrid/Espanha; e Vinícius Andrade Pereira, formado em marketing pela Escola Superior de Marketing e Propaganda (Espm), além de Larissa Thuler.
Os visitantes foram recepcionados pelo professor Douglas Rosa de Souza, dinamizador de eventos e visitas do Espaço Cultural Hermir Gil Caetano e o professor e historiador Jorge Henrique Moraes.
Os empresários cantagalenses Mezak Gualberto do Couto e Alandark Gualberto do Couto também receberam os visitantes em Boa Sorte.